Invasões em dispositivos médicos aumentam preocupação com segurança
27/06/2022

A possibilidade de invasões em aparelhos que monitoram a saúde de pacientes preocupa especialistas em segurança. O uso de wearables ­- dispositivos tecnológicos usados como acessórios – e de sensores para captar parâmetros relacionados à saúde e bem-estar­ crescem progressivamente em sofisticação e diversificação. Esses dispositivos permitem a aquisição em tempo real de sinais vitais e variáveis que auxiliam no diagnóstico de doenças e no monitoramento médico. Apesar do ganho qualitativo na prevenção, diagnóstico e acompanhamento de pacientes, a possibilidade de invasão e ataques cibernéticos existe, o que pode trazer grandes prejuízos à vida dos pacientes.

“Há ameaças concretas de intrusão e uso indevido dos dados coletados por esses dispositivos e aplicativos e, em certos casos, até mesmo danos à saúde e à vida dos afetados”, alerta Raul Colcher, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), organização técnico-profissional dedicada ao avanço da tecnologia e sócio da Questera Consulting.

 

Até mesmo um aparelho de marca-passo, que monitora e corrige a frequência cardíaca de um indivíduo, pode sofrer com as ameaças. Ligado a um computador, o dispositivo é graduado pelo médico para as necessidades do paciente. Se o sistema de controle for invadido, pode ser alterada a configuração do aparelho, o que poderia levar o paciente a óbito.

Prevenção

As medidas de prevenção e mitigação dessas ameaças incluem, entre outros, o aumento da segurança incorporada aos dispositivos e sensores, a melhoria das arquiteturas de segurança incorporadas às aplicações de saúde e o aumento dos esforços e investimentos em educação e conscientização de profissionais e executivos, para prevenir ou minimizar ataques baseados em engenharia social.

Segundo o especialista do IEEE, é importante também que se implemente medidas para reforçar o marco legal para a proteção de dados pessoais, que já estão em vigor em muitos países, e para melhorar a legislação penal pertinente, a fim de punir e desencorajar severamente crimes de invasão de sistemas ou apropriação indevida de dados. “No entanto, não existe segurança perfeita nem ataques que não podem ser bloqueados, já que a tecnologia é a mesma para os dois flancos.”





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP