OMS diz que, “no momento”, varíola dos macacos não é uma emergência de saúde
27/06/2022

Varíola dos macacos, ou Monkeypox, ainda não é uma emergência de saúde global, decidiu a Organização Mundial da Saúde (OMS) neste sábado (25), embora o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tenha dito estar profundamente preocupado com o surto.

“Estou profundamente preocupado com o surto de varíola, esta é claramente uma ameaça à saúde em evolução que meus colegas e eu na Secretaria da OMS estamos acompanhando de perto”, disse Tedros.

De acordo com a nota divulgada pela organização, o “diretor-geral da OMS concorda com o conselho oferecido pelo Comitê de Emergência do RSI em relação ao surto de varíola em vários países e, no momento, não determina que o evento constitua uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII)”.

 

Atualmente, o rótulo de “emergência global” se aplica apenas à pandemia de coronavírus e aos esforços contínuos para erradicar a poliomielite, e a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) desistiu de aplicá-lo ao surto de varíola após conselhos de uma reunião de especialistas internacionais

Houve mais de 3.200 casos confirmados de varíola e uma morte relatada nas últimas seis semanas em 48 países onde geralmente não se espalha, segundo a OMS.

Até o momento neste ano, quase 1.500 casos e 70 mortes na África central, onde a doença é mais comum, também foram relatados, principalmente na República Democrática do Congo.

Monkeypox, uma doença viral que causa sintomas semelhantes aos da gripe e lesões na pele, vem se espalhando amplamente em homens que fazem sexo com homens fora dos países onde é endêmica.

Tem dois clados — a cepa da África Ocidental, que se acredita ter uma taxa de mortalidade de cerca de 1% e que é a cepa que se espalha na Europa e em outros lugares, e a cepa da Bacia do Congo, que tem uma taxa de mortalidade próxima de 10%, segundo a OMS.

Existem vacinas e tratamentos disponíveis para a varíola dos macacos, embora sejam em oferta limitada.

A decisão da OMS provavelmente será recebida com algumas críticas de especialistas em saúde global, que disseram antes da reunião que o surto atendeu aos critérios para ser chamado de emergência.

No entanto, outros apontaram que a OMS está em uma posição difícil após a Covid-19. Sua declaração de janeiro de 2020 de que o novo coronavírus representava uma emergência de saúde pública foi amplamente ignorada por muitos governos até cerca de seis semanas depois, quando a agência usou a palavra “pandemia” e os países entraram em ação.

 

*Reportagem adicional de Mrinmay Dey





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP