Maior centro de treinamento cirúrgico do Sul do país é inaugurado no Paraná
05/08/2022

Com uma estrutura que dispõe das mais avançadas tecnologias instrumentais e interativas, incluindo até o uso do metaverso, a sede física da Scolla inicia suas atividades com status de um dos maiores Centros de Treinamento Médico Cirúrgico da América Latina.

O espaço foi construído em Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba (PR), em uma área de mais de 2 mil metros quadrados. A nova e mais completa unidade de formação médica continuada do Sul do país prioriza a inovação em seus processos e conta com instalações como laboratórios de treinamento médico cirúrgico, salas de simulação com tecido biológico vivo e cadavérico; simuladores de Realidade Virtual e modelos realísticos poliméricos. No complexo, há ainda o biotério próprio, para validação científica  de produtos médicos, salas de aula, estúdio de gravação e edição, restaurante e uma área verde preservada  de 20 mil metros quadrados.

O investimento inicial para a implantação e execução do projeto foi da ordem de R$ 5 milhões em estrutura física. Outros aportes também foram feitos para aquisição dos equipamentos para o novo espaço, cujo plano de expansão já prevê investimento semelhante nos próximos três anos.

A instituição nasce de uma associação entre médicos, na sua maioria cirurgiões, com mais de 20 anos de experiência em suas profissões e principalmente atuantes na educação médica. É resultado da integração de conceitos de duas empresas: o Instituto Jaques Perissat, representado pelo médico cirurgião Marcelo Loureiro, seu fundador e CEO, e o Instituto Falke, criado por Reitan Ribeiro e uma das maiores plataformas de certificação em Cirurgia Robótica hoje no mundo.

Participam deste projeto outros médicos que são expoentes em seus campos, todos com parte de sua carreira dedicada ao ensino. São eles: Ruimario Coelho (urologia), Eduardo Bonin (endoscopia), Raidel Deucher (cirurgia plástica), Leandro Cavazzola (cirurgia geral), Marcos Belotto (cirurgia do aparelho digestivo) e Pedro Trauczynski (cirurgia geral).

“A Scolla tem a missão de ensinar o futuro para os cirurgiões de hoje. O objetivo principal é conduzir o aluno médico na aquisição de conhecimento de forma clara e objetiva, e com treinamento focado e validado”, salienta Marcelo Loureiro, cirurgião e um dos idealizadores do projeto.

Áreas

No escopo de atividade da Scolla, estão cursos como pós-graduações em “Cirurgia Robótica”, “Cirurgia Urológica”, “Endoscopia Digestiva”, “Cirurgia Minimamente Invasiva’’,  “Cirurgia Bariátrica”, Cirurgia Torácica”, entre outros. A instituição já nasce com parcerias em mais de 18 hospitais, em 15 capitais do país, e alianças na área de treinamento virtual.

“Dois diferenciais importantes da Scolla são a atuação em parceria com a indústria na realização de cursos in company e a adoção de um modelo de negócios que privilegia os detentores de conhecimento, construindo uma relação de longo prazo entre a instituição e os coordenadores”, informa o professor David Forli Inocente, sócio-gestor da Scolla.

Pesquisas mostram a importância da continuidade da formação médica ao longo dos anos para a atualização constante. Estudo encomendado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2020 aponta que 92% dos cursos de Medicina no Brasil não possuem pelo menos um dos três parâmetros considerados ideais para o funcionamento: oferta de número de leitos por aprendiz, estrutura hospitalar e preceptoria.

“Isso é motivo de preocupação que demanda soluções rápidas e assertivas. A Scolla surgiu com esse chamado e vem cumprindo sua missão diante de um crescimento exponencial de médicos com lacunas em sua formação e poucas habilidades para enfrentar situações básicas da área. A instituição é de fato um marco, pois modifica os rumos do ensino médico, dando aos alunos médicos todo o suporte para a formação complementar”, observa Reitan Ribeiro.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 3044 4440
+55 11 3045 5173
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP