Hospital Santa Catarina inaugura Centro de Oncologia/Hematologia
20/12/2022

Hospital Santa Catarina – Paulista iniciou as atividades do seu novo Centro de Oncologia, Hematologia e Infusão, localizado em um prédio com instalações modernas, onde hoje funciona o Centro Médico, praticamente em frente ao prédio do Hospital, na Avenida Paulista. O novo espaço tem um andar exclusivo e aumentará em 120% os boxes dedicados à quimioterapia e à infusão de medicamentos não oncológicos, além de triplicar o número atual de consultórios oncológicos.

“Diante de um mercado competitivo, a inauguração do novo Centro de Oncologia e Hematologia está dentro do plano de negócios do Hospital, considerando que a oncologia é uma linha estratégica. Além do tratamento oncológico, o novo Centro de Infusão contará com uma área exclusiva para pacientes com outras doenças que necessitam de terapia imunobiológica, proporcionando um valor agregado e importante para o nosso portfólio de serviços”, explica Rogério Quintela Pirotto, diretor executivo do Hospital Santa Catarina – Paulista. “Outra vantagem é o fato de estar localizado na Avenida Paulista, o que propicia uma facilidade logística para o paciente, familiar e acompanhante, devido a toda a malha de mobilidade urbana existente na região”, complementa.

De acordo com o executivo, esta inauguração integra um plano diretor do Hospital Santa Catarina — Paulista para os próximos cinco anos, com a previsão de investimentos da ordem de R$ 52 milhões em ampliação, estrutura e novos equipamentos na área da oncologia. O investimento da instituição paulistana, por sua vez, faz parte de um movimento maior da Rede Santa Catarina, que prevê um aporte de R$ 170 milhões em suas Casas de Saúde que dispõem do serviço de oncologia, no Brasil.

Alinhado a este planejamento, no mês de outubro, o Hospital Santa Catarina finalizou a revitalização completa da atual unidade de internação oncológica, disponibilizando uma hotelaria moderna e aconchegante para os seus pacientes. A unidade conta com 30 quartos e um atendimento multidisciplinar especializado, integrado com as áreas ambulatorial, de exames, radioterapia e centro cirúrgico, ofertando dessa forma um tratamento completo para o paciente oncológico.

 

Jornada do paciente com mais humanização

“No ano passado, nosso serviço de oncologia foi classificado entre os 100 melhores hospitais para tratamento oncológico do mundo, no ranking The World´s Best Hospitals, realizado pela publicação Newsweek em parceria com a Statista”, recorda Silvia Ferreira Andrade, diretora de operações do Hospital Santa Catarina — Paulista. “Nada mais natural do que focar nossos investimentos nas especialidades que estão sendo reconhecidas pelo mercado. Queremos ampliar e aprimorar, contudo, sem perder o acolhimento e a humanização, tão enraizadas na cultura da Rede Santa Catarina. A planta do nosso novo Centro foi projetada com esta finalidade, de proporcionar uma jornada diferenciada para o paciente, onde ele esteja no centro do cuidado seguro e próximo às equipes assistenciais”, afirma.

Uma das prioridades da nova unidade é proporcionar uma jornada do paciente mais humanizada, desde o diagnóstico do tumor até a alta médica. Para tanto, o novo projeto levou em consideração recomendações da equipe médica, buscando aproximar o contato entre pacientes e médicos, além da individualização de cada caso.

“A oncologia moderna exige recursos diagnósticos e terapêuticos de alta tecnologia que estão disponíveis em hospitais de ponta. Por outro lado, em geral, os ambientes hospitalares onde esse cuidado médico ocorre não foram concebidos para os doentes crônicos ou que necessitam de terapias recorrentes para sua recuperação. Um centro oncológico anexo pode acomodar ambas as necessidades. Possibilita um espaço mais acolhedor e confortável para nossos pacientes, enquanto mantém à disposição toda a tecnologia hospitalar para o tratamento do câncer, tais como testes moleculares, radiocirurgia, cirurgia robótica, procedimentos minimamente invasivos e endovasculares”, afirma Antônio Cavaleiro de Macedo Lima Filho, coordenador da oncologia do Hospital Santa Catarina – Paulista.

“Neste novo centro, os consultórios e boxes de atendimento têm a vantagem de ter janelas amplas, com sensação de maior amplitude dos espaços resultando em uma maior conexão do ambiente com a cidade. Com mais luz natural, evita-se a sensação de confinamento e isolamento”, destaca o oncologista.

 

Além das janelas, os consultórios foram projetados e organizados de forma a aproximar o médico do paciente, retirando a mesa e colocando duas poltronas, que deixarão ambos na mesma altura. Na parede, será possível projetar imagens em uma tela maior para explicar de forma mais imersiva para o paciente como será feito o procedimento. “Não queremos ficar atrás de um computador olhando para o paciente pelo lado do computador, mas sim dando a atenção total ao paciente e a sua família”, diz o médico.

Centro de Infusão com boxes individualizados e especialista imunobiológico

Pioneiro entre os hospitais privados na criação de um atendimento personalizado para pacientes não oncológicos que necessitam de terapia imunobiológica, o HSC disponibiliza no novo Centro de Infusão 19 boxes amplos com espaço para acompanhantes. No local são oferecidos tratamentos para pacientes com doenças como artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, esclerose múltipla, psoríase, doença de Crohn, retocolite ulcerativa e asma grave.

Todas as unidades são individualizadas, permitindo um maior conforto para o paciente e mais segurança contra infecções.

“No nosso centro, os pacientes já contavam com um atendimento personalizado sendo acompanhados não por um oncologista, e sim por um médico reumatologista, especialidade com mais experiência na área de imunobiológicos. Agora, neste novo centro, além do atendimento personalizado, esses pacientes terão boxes individuais e exclusivos. Outra vantagem é que teremos mais consultórios, com isso ampliaremos o número de consultas. A expectativa é reduzirmos a espera para uma consulta com reumatologista em, pelo menos, 15 dias”, explica Jaqueline Barros Lopes, reumatologista do Hospital Santa Catarina – Paulista.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP