Pesquisa aponta que 54% dos médicos de clínicas realizam teleconsultas
07/02/2023

Pesquisa realizada pelo Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, revela que 54% dos médicos especialistas de consultórios e clínicas realizam teleconsultas, uma modalidade de consulta médica feita a distância por meio de recursos tecnológicos. Além disso, 76,7% dos entrevistados utilizam softwares/plataformas de prontuário eletrônico e gestão do consultório; 67,9%, ferramentas de suporte à decisão clínica; e 67,5%, plataformas de prescrição digital.

O estudo “Comportamento Digital do Médico” trouxe também dados sobre as formas de atualização dos médicos: 73,3% dos médicos responderam que se atualizam por meio de congressos e eventos médicos; 65%, com cursos online; 61,8%, com artigos científicos; e 51,7%, com revistas da sociedade da especialidade em que atua. Destes, 50,3% se atualizam semanalmente; 31,5%, diariamente; e 17,2%, mensalmente.

 

Em 2022, os médicos que utilizam a solução digital de gestão clínica e prontuário eletrônico da Afya, realizaram quase 115 mil teleconsultas e mais de 2 milhões de prescrições digitais. “É interessante observar que o médico se encontra cada vez mais digitalizado e a utilização de recursos tecnológicos já é uma realidade dentro de consultórios e clínicas pelo Brasil, além de fazer parte da rotina de aperfeiçoamento e educação continuada deste grupo”, afirma Eduardo Moura, médico, co-fundador da PEBMED e diretor de pesquisa do Research Center.

O executivo reforça que além do consumo de conteúdo em diferentes formatos, o médico preza cada vez mais pela qualidade e pluralidade dos temas. Em relação às características mais valorizadas nos conteúdos de atualização, 54% dos entrevistados consideram o nível de evidência em que se baseia o conteúdo; 48,4% consideram a relevância para a prática em que atua; 47,5% consideram o quanto o conteúdo está atualizado em relação à prática atual; e 42,9% consideram se a fonte em que obteve o conteúdo é confiável.

Metodologia

Research Center realizou o estudo “Comportamento Digital do Médico” com 1.064 médicos especialistas de consultórios e clínicas. Com amostragem nacional e método quantitativo, foi elaborado a partir de pesquisa transversal, utilizando um questionário online estruturado como instrumento de coleta. O recrutamento foi feito por meio digital. A condução da pesquisa aconteceu entre os dias 22/08/2022 e 26/09/2022. A amostra apresenta um nível de confiança de 95% com margem de erro de 2,9 pontos percentuais.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP