Por conta da alta demanda de procedimentos médicos, é necessário um olhar mais cauteloso em relação aos cuidados no processo de Qualidade e Segurança do Paciente. Pensando nisso, o CHN deu entrada, em 2016, nos processos de acreditação do programa da Quality Global Alliance (QGA), Qmentum International. “Escolhemos a metodologia Qmentum para trazer um aprofundamento maior na assistência multiprofissional prestada ao paciente. Também, por ser uma certificação reconhecida internacionalmente”, relata a gerente.
A partir da metodologia implementada no processo, várias mudanças e amadurecimentos aconteceram no hospital, por exemplo, a implantação de Protocolos Assistenciais Gerenciados (sepse, dor torácica, AVC, dentre outros), da Reconciliação Medicamentosa, da Transferência de Informações entre plantões, da Prevenção de Suicídio, da Vigilância de Medicamentos de Alto Risco e Antimicrobianos.
Segundo Rubens Covello, CEO da QGA, a acreditação impacta de maneira direta nas instituições de saúde: “A consequência direta é vista em uma gestão eficiente de materiais, equipamentos e pessoas. É possível diminuir até os custos, entendendo o quanto se tem com gastos além do necessário”, esclarece Covello.
Salgado finaliza dizendo que ao implantar ou revisar processos com base nas premissas internacionais da metodologia do programa da QGA, há uma inovação em consequência da necessidade de adotar requisitos aprofundados, mais detalhados e por vezes até mais rigorosos que os existentes, culminando na criação de processos novos.