Breakthrough Technologies
12/04/2023

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) elencou em uma lista as 10 tecnologias revolucionárias que prometem ser destaque ao longo de 2023. Trata-se da tradicional “10 Breakthrough Technologies”. Para este ano, o Instituto traz apostas em ferramentas que envolvem inteligência artificial, biotecnologia, mudanças climáticas, computação, segurança cibernética e ciência espacial, além de novas tecnologias para o meio da saúde e educação.

Entre as tecnologias citadas estão os veículos elétricos, baterias recicláveis, um novo padrão aberto de chips, imagens produzidas por inteligência artificial (IA), drones militares acessíveis para mais países e as novas descobertas do telescópio espacial James Webb. Já na área da saúde, destacam-se a técnica de edição de genes e exploração de DNAs antigos, a produção de órgãos sob demanda e as pílulas abortivas via telemedicina.

 

CRISPR

O CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) é uma técnica de edição genética que, na última década, evoluiu rapidamente dos laboratórios para as clínicas. A tecnologia começou a ser utilizada em tratamentos experimentais para distúrbios genéticos raros, mas recentemente foi expandida para ensaios clínicos para tratar condições comuns, incluindo a redução do colesterol alto. O sucesso da nova técnica aumenta as chances do CRISPR ser usado no tratamento de outras doenças no futuro. Empresas que já desenvolvem a tecnologia: Verve Therapeutics, Beam Therapeutics, Prime Medicine e Broad Institute.

Técnica para explorar DNAs antigos

As ferramentas de sequenciamento do genoma agora nos permitem ler cadeias muito antigas de DNA humano. Estudar as características das gerações anteriores revela muito sobre quem somos e para onde ainda podemos evoluir. De acordo com os pesquisadores, a técnica também ajuda a entender a vida das pessoas comuns que viviam em diferentes épocas. Empresas que já desenvolvem a tecnologia: Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology e David Reich Lab at Harvard.

Produção de órgãos sob demanda

Pessoas que precisam de um transplante de órgão poderão começar a receber órgãos sob demanda, aposta o MIT. Para isso, algumas técnicas estão sendo desenvolvidas, incluindo o uso de porcos geneticamente modificados – cujos órgãos podem ser transplantados para humanos. Outra técnica promissora é a de produção de órgãos por impressão 3D a partir das células do próprio paciente. Empresas que já desenvolvem a tecnologia: eGenesis, Makana Therapeutics e United Therapeutics.

Pílulas abortivas via Telemedicina

O aborto deixou de ser um direito constitucional nos EUA em 2022, e as proibições estaduais agora impedem muitas pessoas de ter acesso a tratamentos tradicionais. Assim, o MIT destaca que profissionais de saúde e startups têm recorrido à telemedicina para prescrever e entregar pílulas que permitem que as pessoas induzam abortos com segurança em casa. Empresas que já desenvolvem a tecnologia: Choix, Hey Jane, Aid Access, Just the Pill, Abortion on Demand, Planned Parenthood e Plan C.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP