Seguros Unimed e Hospital Oswaldo Cruz ampliam parceria
21/11/2023

Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, amplia a parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, credenciando o serviço de Atenção Primária à Saúde (APS). Mais de 140 mil pacientes da capital, região metropolitana de São Paulo, além de outros estados poderão realizar consultas presenciais ou via telemedicina no Hospital Vergueiro. A nova parceria visa expandir o uso da APS, modelo de assistência no qual o paciente é atendido, primeiramente, por um médico de família para ter um diagnóstico inicial sobre o problema do qual se queixa. Quando necessário, esse profissional o encaminha para o especialista mais indicado. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a APS pode atender de 80% a 90% das demandas de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.

“Esse modelo de gestão da saúde promove a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce e a promoção do bem-estar físico e emocional dos usuários. A APS oferece um cuidado integral ao paciente e, nesse sentido, disponibiliza uma equipe especializada, com médicos de família e enfermeiros, possibilitando a coordenação do cuidado e favorecendo o empoderamento do paciente com relação à sua saúde”, explica Luís Rolim, diretor executivo de Provimento Saúde, Vida, Previdência e Ramos Elementares da Seguros Unimed.

Para o diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, José Marcelo A. de Oliveira, a oferta de um cuidado coordenado é estratégica, principalmente, diante do aumento da expectativa de vida da população e do avanço de doenças crônicas, como a obesidade, o diabetes, além das doenças cardiovasculares. Dados do Censo Demográfico de 2022, apontam que 15,8% da população brasileira já possui 60 anos ou mais.
 

“As pessoas estão vivendo mais, mas estão envelhecendo melhor? Precisamos garantir que elas também tenham qualidade de vida e sejam corresponsáveis com a própria saúde, se engajando nos tratamentos oferecidos. Com o cuidado coordenado e uma assistência que é apoiada na tecnologia, é possível tornar o sistema mais eficiente prevenindo ou diagnosticando precocemente as doenças e resultando num melhor desfecho clínico”, afirma.

“Acreditamos tanto nessas iniciativas que temos a honra de também sermos parceiros da ANS no projeto Cuidado Integral à Saúde, que busca preparar as operadoras para a certificação nas melhores práticas da APS”, complementa o diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Hub de Saúde Digital

Outra iniciativa que marca esta nova fase da parceria entre Seguros Unimed e Hospital Alemão Oswaldo Cruz é o projeto “Hub de Saúde Digital”, ferramenta de compartilhamento de dados que visa aumentar a eficiência em diagnósticos e tratamentos dos segurados. Clínicas, laboratórios e hospitais parceiros compartilharão informações com a seguradora que incorporará os dados de utilização para a produção de painéis que poderão ser utilizados tanto por prestadores quanto pelos beneficiários.

A novidade – que leva em conta todas as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – permitirá mais agilidade e eficácia no atendimento e nos tratamentos oferecidos aos pacientes, uma vez que, independentemente da praça em que se encontrem, seus dados estarão disponíveis, com registros dos especialistas com os quais teve acesso em todo o seu histórico de saúde.

O primeiro parceiro da Seguros Unimed nesse projeto é o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que começará a receber os dados a partir desse mês. “Essa interoperabilidade traz diversas vantagens, como, por exemplo, a redução da fragmentação de cuidados para os beneficiários que acompanham com diversos profissionais de saúde. Quando cada um deles acessa o seu histórico, por meio do Hub de Saúde Digital, é possível um cuidado mais coordenado e efetivo, uma vez que o profissional de saúde terá acesso a dados importantes do histórico de saúde do paciente como eventos de internação, consultas, procedimentos médicos, exames solicitados, entre outros”, explica Luís Rolim.

A princípio, o compartilhamento de dados via Hub de Saúde Digital será ofertado para prestadores estratégicos da seguradora, como rede referenciada e parceiros de cuidados coordenados. Uma vez que o prestador fechar a parceria com a Seguros Unimed para o projeto de interoperabilidade, o acesso aos dados pode ser realizado pela plataforma sem custo.

“O projeto de compartilhamento de dados, Hub de Saúde Digital utiliza o Data Lakehouse, uma arquitetura moderna de armazenamento e organização totalmente adequada às normas da LGPD. Será necessário autorização por parte dos segurados para compartilhar os dados com outros prestadores e profissionais de saúde. Este termo de autorização será vinculado via Super App no momento de onboarding do aplicativo”, explica Wilson Leal, diretor-executivo de Mercado e Tecnologia da Seguradora.

O projeto de interoperabilidade está alinhado com a estratégia da Seguros Unimed de aprimorar o atendimento aos beneficiários, favorecendo uma colaboração mais efetiva entre os profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP