Após a renúncia do antigo provedor da Santa Casa de São Paulo, Kalil Rocha Abdalla, uma eleição foi convocada para a decisão sobre a ocupação do cargo.
Hoje (09), José Luiz Setúbal, de 58 anos, foi eleito pelos membros da irmandade presentes e, logo em seguida, Setúbal tomou posse do cargo. Ele era o único candidato ao cargo e, de acordo com as regras estabelecidas pela Santa Casa, ele deverá cumprir o tempo do mandato de Abdalla e, em seguida, deve concorrer à reeleição.
Na gestão anterior, a dívida da instituição passou de R$80 a 440 milhões, levando Setúbal a estabelecer como prioridade a busca de soluções para a diminuição da dívida. Em anúncio após a posse, disse que “a primeira medida é tentar resolver o CND (Certidão Negativa de Débitos), que a Santa Casa não tem. É prioritário também resolver a questão dos salários atrasados e ver se é preciso reduzir o pessoal”.
Para Setúbal, o número de pacientes particulares precisa aumentar, reduzindo a proporção de atendimentos ligados ao Sistema Único de Saúde sem reduzir o número absoluto de tais atendimentos.
Perfil: José Luiz Setúbal é filho de Olavo Setúbal e herdeiro do Banco Itaú, mas sempre deixou claro gostar mais de pessoas que de números, tornando-se pediatra e, em 2005, dono do Hospital Infantil Sabará.