BP e HCFMUSP fecham parceria em iniciativas de inovação
28/02/2024

A parceria estabelecida entre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, hub de saúde privado, e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP), o maior hospital público da região, marca um avanço significativo para a saúde brasileira. Este acordo, celebrado por meio do núcleo de inovação InovaHC, tem como objetivo unir forças para o desenvolvimento de projetos estratégicos e inovadores em saúde, pesquisa e educação.

Essa colaboração pioneira se dedicará ao avanço de inteligência de dados na saúde, realidade virtual e aumentada em atendimentos, telemedicina, computação em nuvem, IoT, blockchain, diagnóstico por voz, além de novos equipamentos e BigData. O projeto inaugural, prevê a utilização da tecnologia 5G para acessar locais onde o acesso à saúde é reduzido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, o foco inicial será a saúde da mulher, especialmente no câncer de colo de útero e na saúde materno-infantil, oferecendo promoção, prevenção e assistência – com teleinterconsultas, diagnósticos a distância e posterior encaminhamento na rede de atendimento.
 

De acordo com as instituições, não se trata de uma joint venture ou outro meio jurídico, mas sim de um projeto em prol da inovação e do aprimoramento contínuo que permitirá a integração e transferência de soluções inovadoras ao Sistema Único de Saúde (SUS) e seu uso também no âmbito da saúde privada. A CEO da BP, Denise Santos, destaca o propósito dessa união em “oferecer tratamento de ponta universal, beneficiando amplamente a sociedade”.

A iniciativa não só abordará desafios de acesso, conhecimento científico e tecnológico, mas também promoverá o ensino e a pesquisa, enriquecendo o ecossistema Inova HC, que conta com nove institutos e mais de 66 laboratórios de inovação médica.

Este esforço conjunto enfatiza a saúde da mulher e busca avanços significativos no diagnóstico e tratamento precoce de condições como o câncer, prevendo a redução no tempo de espera de laudos de quase 90 dias para apenas 1 dia. O projeto almeja não somente abordar disparidades no acesso à saúde, mas também está alinhado com tendências globais, como a adoção de inteligência artificial e automação nos cuidados de saúde.

Com um modelo estruturado para coinvestimento privado e a integração de tecnologia de ponta, o Hospital das Clínicas e a BP estabelecem um novo paradigma para o cuidado da saúde no Brasil, visando um impacto positivo extenso na vida de milhares de mulheres pelo país. Giovanni Cerri, Presidente do Conselho do InovaHC, ressalta a importância de parcerias estratégicas entre os setores público e privado para superar desafios e alcançar resultados impactantes na saúde.
 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP