Santa Casa BH inaugura reforma de ala pediátrica e amplia leitos SUS
12/04/2024

Com o objetivo de aprimorar os serviços e oferecer, cada vez mais, saúde de ponta para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa BH anunciou a conclusão da reforma de uma das alas da internação pediátrica, que ampliou o número de leitos de 30 para 36 e mais um leito-dia, além de trazer diversas outras melhorias. Ao todo, a obra durou em torno de oito meses e contou com investimentos da ordem de R$ 2,9 milhões, custeados pelo Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), projeto Troco Solidário (executado em parceria com o Super Nosso), além de doadores físicos e jurídicos.

A gerente do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Camila Costa, explicou que a reforma entregue é a primeira parte de um projeto maior, que prevê, também, a revitalização de mais uma ala. “O objetivo da instituição é aperfeiçoar continuamente o serviço, cumprindo com rigor todos os padrões regulatórios e elevando a excelência dos atendimentos. Nesse sentido, a reforma que estamos entregando é um importante passo. Com a nova estrutura, vamos oferecer um ambiente ainda mais acolhedor, humanizado, sustentável e seguro para os pacientes pediátricos e suas famílias”, ressalta Camila.
 

Além dos seis leitos a mais que irão aumentar a capacidade de atendimento da Pediatria, a gerente destaca a importância do leito-dia, que será destinado a crianças e adolescentes que precisam de alguns tipos de atendimento que tem previsão de alta para o mesmo dia. “Será possível absorver casos que não requerem internação, como a realização de exames, medicações, assistência multidisciplinar e pequenos procedimentos, contribuindo para o aumento do acesso de pacientes e para a diminuição de permanência”, pontua Camila.

A reforma da ala pediátrica do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH incluiu, ainda, outras melhorias que beneficiarão tanto os pacientes quanto os profissionais. Foram adquiridas camas mais modernas, que possibilitam, em um mesmo tipo de mobiliário, atender um intervalo maior de idades, otimizando a gestão de leitos e a organização do setor; as portas das enfermarias estão mais amplas, o que proporciona mais agilidade na movimentação de camas e berços, caso necessário. A ala foi adaptada para receber pacientes e acompanhantes cadeirantes e com deficiências motoras e foram feitas, ainda, melhorias no refeitório de funcionários.

Outras intervenções foram fundamentais para melhorar a ambiência da Pediatria como um todo, como a ampliação das enfermarias e o aprimoramento da chamada beira-leito – sistema que permite gerenciar as demandas assistenciais dos pacientes de forma mais efetiva, refletindo em mais produtividade e humanização.

A inauguração da nova ala da Pediatria contou com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, diretores e demais gestores, corpo clínico e assistencial, bem como diversos parceiros e voluntários. Tornando o momento ainda mais emocionante, o coral da instituição, “Voz e Coração”, fez uma apresentação especial, estrelada pelos pacientes mirins da Santa Casa BH.

Durante o seu discurso, o provedor aproveitou para agradecer o envolvimento da sociedade na concretização desse antigo sonho. “Com esta inauguração, estamos mostrando que acesso pode vir junto com qualidade. Apesar de todos os esforços dos nossos colaboradores, sem a participação da sociedade, não conseguiríamos fazer tudo isso. Essa conquista é resultado da credibilidade e da transparência das ações da Santa Casa BH e isso traz a confiança de que todo recurso que entra aqui chega na ponta, beneficiando quem mais precisa. Esperem que, no futuro, mais espaços como esse serão entregues. Juntos, iremos conseguir alcançar o nosso ideal, que é levar saúde de ponta para todos”, finalizou Roberto Otto.

Ao final da inauguração, todos foram convidados a conhecer as novas instalações da Pediatria e os parceiros e apoiadores do projeto foram surpreendidos com cartinhas feitas pelos pacientes, que soltaram a imaginação em forma de desenhos e palavras de agradecimento.
 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP