Por que clínicas devem investir em interoperabilidade dos sistemas de informação em saúde
10/07/2024

O setor da saúde, sem dúvida, foi um dos mais beneficiados pelo avanço da tecnologia. Ela atua em diferentes frentes, seja para ajudar o dia a dia dos médicos como também oferecer tratamentos e diagnósticos mais eficazes para os pacientes. 

No caso das clínicas e instituições de saúde as soluções inovadoras vêm sendo utilizadas para auxiliar no agendamento de consultas, manutenção do histórico de exames, elaboração de prontuários médicos e processamento de pagamentos, mas nem sempre isso é feito por meio de um único sistema ou software e isso muitas vezes traz problemas de incompatibilidade e dificuldade de compartilhar informações entre eles. Essa fragmentação impede que os médicos tenham acesso imediato aos dados necessários, comprometendo a agilidade, precisão e qualidade do atendimento.
 

Por conta disso, é muito importante que as clínicas invistam na interoperabilidade dos sistemas de informação, pois ela permite a troca de dados entre diversos sistemas aplicados pelas instituições de saúde e isso impacta diretamente na relação entre médico e paciente. 

Dentre os principais benefícios podemos destacar maior agilidade no atendimento, pois as informações podem ser acessadas de maneira muito mais fácil, sem precisar realizar tarefas repetitivas ou buscar os dados em diferentes plataformas de forma incessante, aumentando assim a produtividade dos profissionais de saúde e a qualidade do atendimento. 
 

Além disso, as instituições de saúde conseguem reduzir os custos, pois isso evita que exames e tratamentos sejam feitos sem necessidade e tudo isso implica em gastos a mais; oferecer atendimento mais personalizado e humanizado pois os especialistas conseguem ter um tempo maior para cuidar desses pacientes e atendê-los com mais maestria; trocar informações entre os profissionais da área para compartilhar experiências e conhecimentos, visando sempre o melhor tratamento, e, por fim, ter o histórico completo de todos os pacientes em uma única plataforma e software, o que permite diagnósticos ainda mais precisos e assertivos. 

“Mas, para que ela seja implementada é preciso que os profissionais conheçam todas as vantagens que a interoperabilidade traz para o setor. Apenas assim será possível tirar o melhor proveito, criar um planejamento detalhado com as etapas necessárias e fornecer o treinamento adequado a todos os envolvidos. Além disso, é crucial garantir que as soluções utilizadas sejam compatíveis entre si”, afirma Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Peru e Chile e Feegow Clinic.

Portanto, diante desses insights, é crucial que as instituições de saúde adotem a interoperabilidade de sistemas para tornar o dia a dia dos médicos muito mais fácil e produtivo e com isso ajudar no processo de maturidade digital do setor no que se refere as inovações tecnológicas. 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP