A Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG) inauguraram o Hospital-Dia da Ciências Médicas de Minas Gerais – Dr. Alcino Lázaro da Silva. A nova unidade está localizada dentro do Ambulatório Ciências Médicas de Minas Gerais (ACM-MG), na Av. dos Andradas, 1093, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.
O novo serviço oferecerá atendimento exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para desafogar a rede e ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. O Hospital-Dia é um regime de atendimento que permite a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, com permanência do paciente na unidade por até 12 horas.
De acordo com o coordenador médico do Hospital-Dia, Galileu Bonifácio, esse novo projeto trará benefícios tanto para a população atendida pelo SUS quanto para a comunidade acadêmica. Ele reforça que o regime de Hospital-Dia permite que os pacientes recebam cuidados intermediários entre a internação convencional e o atendimento ambulatorial. Dessa forma, os benefícios incluem:
Com capacidade para realizar, em média, 200 procedimentos cirúrgicos por mês, o Hospital-Dia atenderá casos como hérnias, histeroscopias cirúrgicas, cirurgias de mão e tratamento cirúrgico de cálculo renal. Além disso, a expectativa é realizar 12 cirurgias e 20 consultas por dia, com encaminhamentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, via Central de Internação (CINT). Futuramente, outras especialidades poderão ser incorporadas de acordo com a expansão da unidade.
A formação acadêmica também será fortalecida com a participação ativa dos alunos do internato do 10º período de Medicina e de Enfermagem. Eles acompanharão os pacientes da rede SUS em todo o processo, desde a consulta inicial até a cirurgia, proporcionando uma experiência prática essencial para sua formação.
Para o Presidente da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), Wagner Eduardo Ferreira, o Hospital-Dia marca um momento histórico para a instituição e na saúde pública de Belo Horizonte: “ver esse projeto se concretizar é motivo de grande orgulho para todos nós da Feluma. Trata-se de uma conquista coletiva, fruto do empenho e da dedicação de muitos profissionais comprometidos com a excelência do ensino e da assistência à população. Com o início das atividades cirúrgicas, damos um passo importante na ampliação dos serviços prestados ao SUS, oferecendo um atendimento mais ágil, resolutivo e humanizado. Além disso, reforçamos nosso compromisso com a formação de excelência dos alunos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais”, destaca Wagner.
“Além de proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes do SUS, contribuirá para a formação diferenciada dos nossos alunos, que terão contato direto com toda a jornada do paciente, desde o primeiro atendimento até a recuperação”, finaliza Raissa Friche, gerente do ACM-MG.