O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) acaba de firmar uma parceria internacional com o Barrow Neurological Institute (BNI), um dos centros mais prestigiados do mundo nas áreas de neurologia e neurocirurgia. A iniciativa marca um novo capítulo na atuação acadêmica e científica do INC, ampliando horizontes para seus residentes e para a produção de conhecimento médico.
Com o início da colaboração, os residentes de neurologia e neurocirurgia do INC terão a oportunidade de realizar estágios observacionais no BNI, nos Estados Unidos, vivenciando o ambiente clínico e acadêmico de um dos hospitais mais inovadores do mundo. A experiência permitirá troca de conhecimentos, observação de procedimentos de alta complexidade e imersão em uma cultura médica de excelência.
Além da vivência internacional, a parceria também fortalece o eixo científico entre as instituições, viabilizando a participação conjunta em estudos e pesquisas multicêntricas, com potencial de impacto global.
“Essa parceria é mais uma iniciativa que fortalece o relacionamento internacional do hospital, colaborando para a evolução interna do nosso corpo clínico”, explica o diretor executivo financeiro do INC, Patrick Ramina. “Acreditamos que essa aproximação com o Barrow proporcionará uma formação ainda mais sólida aos nossos residentes, ao mesmo tempo que nos mantém integrados ao cenário da ciência médica internacional”, afirma o neurocirurgião André Giacomelli Leal, diretor Técnico do INC.
“É uma oportunidade única de ampliar o conhecimento dos residentes do INC, aproximando do edge da tecnologia e inovação em neurologia e neurocirurgia”, destaca a neurologista Marcela Cordelinni.
O Programa de Residência Médica do INC existe desde 1993 e é reconhecido pela excelência em formação técnica nas áreas da neurologia, neurocirurgia e cirurgia cardiovascular.