Hospital Evangélico de BH representa Minas Gerais em cerimônia do Ministério da Saúde
01/07/2025

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) representou os hospitais mineiros durante a cerimônia virtual de lançamento do programa “Aqui tem Especialistas”, conduzida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A instituição, que já integra o programa federal “Mais Acesso à Especialistas” desde 2024, foi escolhida como referência pelos resultados expressivos alcançados, especialmente na área de Oftalmologia.

Com mais de 35 mil cirurgias oftalmológicas realizadas e quase 500 mil exames desde a adesão ao programa, o HE conseguiu zerar a fila de espera para a especialidade na capital mineira — um marco para o atendimento público de saúde. A instituição também já realizou mais de 12 mil cirurgias em sua unidade do bairro Serra, onde 75% da capacidade é dedicada ao SUS.

Durante visita técnica às instalações do hospital, representantes do Ministério da Saúde, parlamentares e gestores locais conheceram a estrutura da unidade, que conta com 166 leitos (sendo 20 de UTI) e nove salas cirúrgicas, voltadas a procedimentos de média e alta complexidade.

O superintendente executivo do Grupo Hospital Evangélico, Perseu Perruci, ressaltou a importância da visita. “É uma oportunidade de apresentar o impacto concreto do programa na vida da população. Em quase 80 anos de atuação, seguimos convictos de que iniciativas como essa reduzem o tempo de espera e aproximam o cidadão do cuidado médico”, afirmou. O hospital atua hoje nas especialidades de Oftalmologia, Ortopedia e Cardiologia, e já estuda ampliar a oferta.

Modelo de eficiência no SUS

Segundo o diretor da Clínica de Oftalmologia do HE, João Neves, o modelo adotado — com atendimento em três turnos e sistema fast-track — permite que o paciente realize consulta, exames e diagnóstico no mesmo dia, com resolução de casos em até três dias. “Hoje, são cerca de 1,5 mil atendimentos diários. O paciente sai do posto de saúde e, em até uma semana, já está com o tratamento iniciado. É um ganho imenso para o SUS e para o cuidado centrado no cidadão”, avaliou.
 

Além da referência em Oftalmologia, o HE também se destaca como maior prestador de serviços de Nefrologia do SUS no Brasil, com mais de 2 mil pacientes atendidos em três clínicas localizadas em Belo Horizonte e Contagem. Somente em sessões de hemodiálise, são realizados anualmente mais de 310 mil procedimentos, contando com retaguarda hospitalar e sala de emergência para diálise interna.

Reconhecimento institucional

O secretário-adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Pimenta, mediou o lançamento estadual do programa e reforçou a relevância do trabalho da instituição. “O HE é um hospital tradicional de Belo Horizonte, com uma longa trajetória de serviços prestados ao SUS. Os resultados que vimos aqui são expressivos e impactam diretamente na vida de milhares de usuários da rede pública”, concluiu.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP