Centro Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha passa por modernização
01/07/2025

Com o objetivo de otimizar a eficiência operacional do Centro Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha, a diretoria do hospital investiu em um projeto que já vem colhendo frutos: a contratação da consultoria especializada I-OMT (Intelligence Operations Management Technology), já antevendo a obra de ampliação do Bloco Cirúrgico da unidade II. Com a aplicação da metodologia do Lean Healthcare, o Centro Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha (HMC) implantou o projeto de otimização dos processos da unidade, visando a excelência do tempo de eficiência operacional das salas cirúrgicas e do agendamento cirúrgico. As equipes foram treinadas e capacitadas pela consultoria com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos fluxos.

O projeto previa uma série de ações, entre elas, o mapeamento das melhorias com as áreas de interface e a padronização de processos, desde o agendamento até a realização das cirurgias, gerando resultados importantes como a ampliação do número de procedimentos realizados e uma maior qualidade assistencial.

O diretor de negócios do hospital, Eduardo Blanski, reitera que as ações seguem o planejamento estratégico da Instituição de um atendimento de excelência. “Temos uma expectativa muito positiva em relação a essas ações. A ideia é justamente potencializar tudo aquilo que já conseguimos realizar em 2024, mas de uma forma ainda mais estruturada. Não buscamos apenas alcançar os nossos resultados institucionais, mas, acima de tudo, garantir uma maior satisfação dos nossos pacientes, que são sempre o centro de nossa atenção, e das nossas equipes, que fazem tudo acontecer no dia a dia. Quando trabalhamos com organização e alinhamento, conseguimos garantir a efetividade dos processos, o que é fundamental para a sustentabilidade e a perenidade”, ressalta Blanski.
 

Vale destacar, ainda, a implantação do Business Intelligence (BI) exclusivo do Centro Cirúrgico, possibilitando acompanhar, em tempo real, os dados da unidade, como o número de cirurgias por especialidade, tempo de uso das salas e desempenho dos profissionais envolvidos, permitindo decisões mais ágeis e assertivas. “Essa estrutura inteligente tem nos permitido ajustar rotas, identificar gargalos e, principalmente, aumentar a disponibilidade de salas sem necessidade de novas construções”, reforça.

Outra ação relevante, foi a implantação do Command Center, que permite uma gestão centralizada dos processos do Centro Cirúrgico, proporcionando uma análise do antes, durante e depois dos procedimentos, verificando se o planejado foi executado.

Com a implantação do projeto, os benefícios são evidentes pois, como resultado, há um aumento do número de procedimentos realizados – principal benefício para a comunidade. De fevereiro a maio de 2025, houve um crescimento de 2,3% nas cirurgias realizadas, garantindo mais assistência à população. “O projeto de otimização do processo do Centro Cirúrgico nos trouxe um novo modelo de gestão. Isso nos possibilita resultados satisfatórios a curto prazo e, a médio e longo prazo, vai trazer ainda mais resultados de uma forma extremamente estruturada, inteligente e efetiva. Contar com esse novo método e modelo de gestão é algo muito assertivo, tanto para a comunidade quanto para a equipe médica e para a equipe operacional do Centro Cirúrgico”, relata o coordenador do Centro Cirúrgico, Charlles Soares.

Ampliação de salas cirúrgicas

Atualmente o Centro Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha conta com 10 salas cirúrgicas no HMC I e 4 no HMC II. Com um investimento de cerca de R$ 16,8 milhões, o HMC dobrará sua capacidade na unidade II, ampliando para 8 salas.

Além da ampliação, haverá a aquisição de novos equipamentos, para atender à crescente demanda por procedimentos cirúrgicos na região do Vale do Aço, oferecendo mais segurança, conforto e bem-estar para os pacientes, acompanhantes e colaboradores. A conclusão das obras está prevista para outubro deste ano. “Essa expansão permitirá absorver uma demanda reprimida de procedimentos e ainda trazer mais espaço para cirurgias de maior complexidade, deixando tudo mais ágil, moderno e preparado para oferecer o melhor cuidado, com mais conforto, menos espera e mais segurança”, pontua Blanski.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP