A Rede D’Or investe em autoprodução de energia elétrica de fonte solar como parte de uma estratégia de migração de matriz energética. O acordo de 17 anos de duração com a CGN Brasil Energy e o Grupo Bolt prevê o fornecimento de 57 megawatts (MW) médios para abastecer 79 unidades hospitalares da rede, distribuídas em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. Esse volume representa a totalidade da energia consumida nessas instalações.
O suprimento energético será realizado principalmente pelo Complexo Solar Fotovoltaico Lagoinha, localizado em Russas, Ceará, que fornecerá 42 MW médios. Os 15 MW restantes serão complementados por contratos de energia incentivada. O complexo solar ocupa uma área de 304 hectares e conta com 337 mil painéis fotovoltaicos.
“Investir em energia limpa é mais do que uma iniciativa sustentável: é uma decisão estratégica que une eficiência, segurança operacional e responsabilidade socioambiental”, afirma Otavio Lazcano, vice-presidente executivo da Rede D’Or.
A energia total contratada de 57 MW médios seria suficiente para abastecer aproximadamente 270 mil residências, volume comparável ao consumo de municípios como São Bernardo do Campo (SP) ou Natal (RN).
Com este acordo, a Rede D’Or passa a gerar sua própria energia elétrica, buscando maior autonomia energética para suas operações hospitalares. A iniciativa se alinha aos compromissos de sustentabilidade da empresa, que incluem alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050, como signatária da iniciativa Race to Zero, e reduzir em 36% a intensidade das emissões de gases de efeito estufa até 2030, em relação ao ano-base de 2020.
A Rede D’Or é signatária do Pacto Global da ONU e direciona esforços para contribuir com a Agenda 2030, particularmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12 e 13, relacionados ao consumo consciente e ao combate às mudanças climáticas. As práticas da empresa têm sido reconhecidas por sua inclusão nos índices Carbono Eficiente (ICO2) e de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, além do Carbon Disclosure Project (CDP) – Clima.
O contrato com a Bolt Energy, que começou a ser executado no final de junho, prevê o fornecimento de energia solar para mais de 70 unidades hospitalares da Rede D’Or, proveniente do recém-inaugurado complexo fotovoltaico Lagoinha.