O Real Hospital Português (RHP) concluiu a implementação de um novo sistema de segurança cibernética como componente do Projeto SINAPSE, iniciativa que abrange quatro áreas: Transformação Digital, Relacionamento com o Cliente, Infraestrutura e Segurança da Informação.
A instituição, que possui 850 leitos em Recife (PE), contratou a empresa Teletex para reforçar seu Centro de Operações de Segurança (SOC), que passa a funcionar continuamente. O sistema inclui monitoramento permanente e resposta a incidentes.
“Implementamos recursos como autenticação de dois fatores, verificação de identidade e análise da postura dos dispositivos”, informa Bartolomeu Martins, Gerente de Segurança do RHP. A estrutura atende aos mais de 11 mil profissionais da instituição, entre equipe médica e administrativa.
A nova estrutura de segurança digital adotada pelo RHP utiliza a plataforma CyberCare, baseada na metodologia SafeX. O sistema visa proporcionar maior visibilidade do ambiente digital e aprimorar a análise de segurança.
“Os serviços de MSS (Managed Security Services) e SOC nos ajudam a gerenciar melhor as operações e a jornada do paciente”, afirma Shenandoan Daur, CIO do RHP. Segundo ele, “o nível de maturidade de segurança digital do hospital dobrou após dois meses de adoção da nova plataforma”.
O projeto também contempla a experiência digital dos usuários, com foco na otimização dos serviços oferecidos pela instituição.
Fundado em 1855, o Real Hospital Português ocupa atualmente uma área de 140 mil m² e conta com 4 mil médicos. Segundo dados fornecidos pela instituição, são realizados mensalmente cerca de 15 mil atendimentos, 2 mil cirurgias e 2,5 mil internações.
O hospital incorporou recentemente tecnologias como cirurgia robótica e uso de inteligência artificial em seu serviço de imagem, sendo considerado referência em radiocirurgia na região.