O Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, implementou uma iniciativa pioneira no estado que permite aos seus pacientes realizarem consultas presenciais em duas das mais prestigiadas instituições médicas dos Estados Unidos: Mayo Clinic e Johns Hopkins Medicine.
Esta colaboração internacional faz parte do programa Double Medical Care, um serviço exclusivo do Moinhos de Vento no Rio Grande do Sul, que visa proporcionar alternativas de tratamento para casos clínicos de alta complexidade.
“O grande diferencial da iniciativa está no acesso a duas das maiores instituições de saúde do mundo. O Moinhos de Vento é o único hospital do estado a disponibilizar esse serviço”, explica Melina Moraes Schuch, Superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento.
O encaminhamento para as instituições americanas ocorre por meio dos médicos do corpo clínico do Hospital Moinhos de Vento, que podem indicar pacientes com quadros clínicos complexos para atendimento especializado no exterior. Todo o processo é intermediado pelo Escritório Internacional do hospital gaúcho, que:
Após a confirmação da consulta, o relacionamento entre paciente e instituição internacional torna-se direto, mantendo-se um fluxo constante de informações clínicas entre os médicos das duas instituições. Esta troca promove um cuidado mais integrado e qualificado para o paciente.
O serviço possibilita que pacientes com quadros raros e/ou complexos tenham acesso a:
É importante ressaltar que os custos relacionados à viagem, incluindo passagens, hospedagem, exames e consultas, são de responsabilidade do paciente. O Hospital Moinhos de Vento não tem acesso às tabelas de preços das instituições americanas.