Santa Casa BH alcança marco de mil transplantes de medula óssea
28/07/2025

Em um momento de celebração no 13º andar da Santa Casa de Belo Horizonte, a paciente Cleonice Aparecida Pereira tornou-se a milésima pessoa a receber com sucesso um transplante de medula óssea na instituição. Cercada pela equipe multidisciplinar, entre balões, cartazes e aplausos, Cleonice comemorava a confirmação da “pega da medula” — termo que indica a aceitação das células transplantadas pelo organismo.

Internada desde 2 de julho e submetida ao procedimento no dia 10, Cleonice recebeu a boa notícia em 23 de julho, data que marcou não apenas o sucesso do seu tratamento, mas também um importante marco para o hospital. “Apesar de ter enfrentado essa tempestade em minha vida, ela passou de forma leve e, hoje, estou muito feliz em saber que a medula pegou e que sou a paciente número mil. É um marco para mim também porque é como se fosse o meu renascimento, é um momento de muita emoção”, celebra.
 

Experiência em transplantes

Com mais de cinco décadas de experiência, a Santa Casa BH tem um Centro de Transplante de Medula Óssea que conta com 25 leitos especializados e tem registrado crescimento contínuo no número de procedimentos realizados, graças aos investimentos em infraestrutura, equipamentos e ao treinamento constante da equipe multidisciplinar.

O protagonismo da instituição nessa área conta com apoio fundamental dos chamados “Guardiões dos Transplantes” — o deputado federal Diego Andrade e o deputado estadual Mário Henrique “Caixa” — que, por meio de emendas parlamentares, contribuem diretamente para a modernização e expansão dos serviços.
 

Ana Paula Mota, gerente do Centro de Transplantes, que acompanhou a recuperação de Cleonice e de centenas de outros pacientes, destaca a importância desse marco: “É um número importante não só para a Santa Casa BH, mas também para toda a sociedade, porque mostramos que aqui o paciente vai ter um tratamento seguro e feito por uma equipe qualificada. E esperamos, claro, que esse número continue aumentando e, para isso, precisamos conscientizar a população sobre a importância da doação de medula”.

Saiba como ser um doador de medula óssea acessando o site do REDOME.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP