O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) acaba de atingir um importante marco em sua trajetória ao conquistar sua primeira acreditação hospitalar. A certificação nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), representa um reconhecimento formal dos elevados padrões de qualidade e segurança implementados pela instituição.
Esta conquista coloca o HSF-RJ em um seleto grupo de apenas quatro instituições de saúde na cidade do Rio de Janeiro que possuem tal reconhecimento. A certificação ONA nível 1 atesta que o hospital atinge ou supera 80% dos rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela entidade, abrangendo desde processos assistenciais até aspectos estruturais da instituição.
Para Márcio Nunes, diretor executivo do HSF, esta certificação representa um novo capítulo na história da instituição: “Com esse resultado, nosso hospital se junta a um grupo de 4 instituições na cidade do Rio de Janeiro que contam com este reconhecimento. Essa certificação reflete nosso compromisso em colocar o paciente no centro do cuidado. É também um estímulo para seguirmos avançando, com responsabilidade, inovação e foco na qualidade assistencial”.
Frei Nicolau Castro, diretor geral da unidade, destaca o pioneirismo desta conquista: “O HSF é o primeiro hospital gerido por nossa Associação Lar de São Francisco de Assis na Providência de Deus a alcançar uma acreditação. Não é exagero dizer que esta é uma vitória constituída por uma rede de 24 hospitais e mais de 50 obras sociais no Brasil e até no exterior”.
A obtenção da acreditação envolveu um trabalho meticuloso de desenvolvimento de protocolos clínicos rigorosos por equipes multiprofissionais, além da implementação de um programa estruturado de capacitações. Jacqueline Goldan, coordenadora da Qualidade do hospital, explica que “envolvemos as lideranças para garantir a adesão das equipes e consolidar uma cultura de segurança em todos os setores do hospital”.
Para Jacqueline, este reconhecimento é resultado de um intenso trabalho de capacitação e engajamento: “A conquista da acreditação mostra que o HSF tem como um dos seus pilares atender altos padrões de qualidade e segurança. Só com melhoria contínua conseguimos entregar excelência para nossos pacientes”.
Entre as estratégias adotadas pelo hospital, destaca-se a implementação de huddles – reuniões breves e diárias que, segundo Jacqueline, permitem “alinhar pontos importantes e compartilhar informações relevantes, visando a segurança do paciente e o melhor resultado operacional”.
Márcia Fraga, coordenadora de Gente e Gestão, ressalta outras iniciativas fundamentais: “Realizamos capacitações por meio de cursos através de uma plataforma de ensino à distância (EAD), para engajamento e comunicação eficaz para todos os colaboradores e criamos atividades lúdicas para sedimentar os conhecimentos, com treinamentos de protocolos assistenciais e prontuário afetivo através de montagens teatrais”.
O certificado ONA 1 tem validade até 2027, quando o hospital passará por nova avaliação. Frei Nicolau já demonstra ambição para os próximos passos. “Vamos continuar trabalhando para alcançar novos patamares e fortalecer cada vez mais a nossa cultura de segurança. Já estamos ansiosos pelo certificado ONA 2”.