A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp) está na vanguarda da superação de um dos maiores desafios do setor de saúde: a interoperabilidade de dados clínicos. Por meio de uma parceria com a Interall, empresa da qual é sócia, a Unimed Fesp já conseguiu integrar informações de saúde de 5,2 milhões de beneficiários em 37 Unimeds por todo o Brasil, o que representa 10% do Sistema Unimed – a maior rede cooperativista de operadoras de planos de saúde do Brasil e do mundo.
A Unimed Fesp implementou o Registro Eletrônico de Saúde (RES) como parte de sua visão estratégica para promover uma integração completa entre todos os participantes do ecossistema de saúde. Esta iniciativa permite que médicos, hospitais, clínicas, operadoras e pacientes compartilhem de forma eficiente informações essenciais sobre tratamentos, exames, diagnósticos e documentos clínicos.
“Buscamos promover o compartilhamento estruturado e seguro das informações clínicas entre as Unimeds do estado, com base na reciprocidade, no ganho de autonomia dos beneficiários e na melhoria da qualidade assistencial”, explica o Dr. Arnaldo Passafini Neto, presidente da Unimed Fesp. A federação garante que todo este processo opera em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Unimed Fesp contingenciou um funding de R$ 10 milhões para os primeiros 12 meses de implementação do projeto nas Unimeds paulistas. Este investimento abrange desde a preparação do ambiente até a operação completa do sistema.
“O avanço da interoperabilidade e do RES no estado de São Paulo é uma frente estratégica para nós, por isso estamos atuando com uma abordagem sistêmica, envolvendo aspectos técnicos, regulatórios, organizacionais e comportamentais”, complementa o presidente da Unimed Fesp.
A implementação desta solução de interoperabilidade traz vantagens para todo o Sistema Unimed:
A Unimed Fesp disponibiliza um conjunto de recursos tecnológicos que incluem ferramentas de Business Intelligence (BI) com indicadores e dashboards, análise de dados não estruturados, repositório de dados para uso analítico, integração com aplicativos móveis, resumo clínico inteligente com uso de IA, Portal do Beneficiário e Portal Médico.