A Unimed-BH tornou-se o primeiro serviço de saúde do Brasil a receber a acreditação nível 2 em rede assistencial da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista reconhece o compromisso da cooperativa com o cuidado e a segurança do paciente e a integração dos serviços prestados aos seus 1,6 milhão de clientes.
O reconhecimento reforça a capacidade da Unimed-BH, hoje presente em 46 municípios, em oferecer cuidado coordenado e humanizado em todas as etapas da jornada do cliente, desde a atenção básica ao atendimento de alta complexidade.
“A certificação da ONA em rede é um marco importante na nossa trajetória. Ela não apenas atesta que seguimos padrões rigorosos de qualidade e segurança, mas também demonstra que somos uma cooperativa que coloca o cuidado no centro de tudo. Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, construído com dedicação, competência e, acima de tudo, com propósito”, declara o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.
De acordo com ele, o processo para a busca da certificação ONA estimula a organização a revisar práticas, aprimorar fluxos e garantir que a qualidade assistencial seja uma constante, não apenas um objetivo, mas uma cultura. “Isso tem impacto direto na experiência das pessoas atendidas e dos profissionais, que é e sempre será o nosso maior foco,” reforça.
Benefícios reais para clientes
A acreditação em rede assistencial visa garantir uma série de benefícios diretos e práticos para os pacientes, como mais segurança no atendimento, com protocolos rigorosos que visam reduzir riscos de eventos adversos — caso de infecções, por exemplo. Além disso, ela reforça a necessidade de cuidado padronizado e confiável independentemente da unidade ou do profissional, processos mais organizados e integrados que buscam tornar o fluxo de atendimento mais ágil e melhora na interação entre hospitais e ambulatórios da rede própria da Unimed-BH.
“Este é um marco normativo essencial para consolidar a maturidade do Sistema Brasileiro de Acreditação. A modalidade em rede responde diretamente aos desafios contemporâneos da assistência em saúde, especialmente nos contextos de governança integrada e jornadas complexas dos pacientes. Estamos orgulhosos pelo engajamento da Unimed-BH, por ser a primeira instituição de saúde do Brasil a receber este modelo de reconhecimento em rede assistencial”, ressalta Fábio Leite Gastal, presidente da ONA.
Como funciona a acreditação?
Diferentemente das certificações tradicionais, que avaliam unidades isoladas, a acreditação em rede considera a integração entre os diversos serviços de saúde e como eles se articulam para garantir continuidade, integralidade e coordenação do cuidado.
No caso da Unimed-BH, a DNV, uma das mais importantes Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs) pela ONA, avaliou nove unidades próprias da cooperativa, os serviços de Atenção Domiciliar e Atendimento Móvel, além da sua unidade administrativa — em um processo que envolveu revisão de práticas, aprimoramento de fluxos e validação de resultados assistenciais.
“Temos orgulho de ter colaborado com a Unimed-BH nesta conquista pioneira — um marco que comprova não apenas a conformidade, mas também o compromisso com a melhoria contínua e o cuidado centrado no paciente. Nosso modelo de avaliação integrada, baseado em padrões globais e adaptado à realidade da saúde no Brasil, valoriza a governança, a gestão baseada em riscos, o cuidado compassivo, a experiência e segurança de quem é atendido e a entrega consistente de resultados de qualidade”, disse Adriano Duarte, Vice-Presidente da DNV Business Assurance Brasil.