A Unimed São José dos Campos estabeleceu uma parceria estratégica com a healthtech Horuss AI para aprimorar sua gestão assistencial através de soluções de inteligência artificial.
A parceria prevê o uso de dados, Mapa de Saúde e Modelo Preditivo de Risco de Saúde que permite unificar e estruturar todos os bancos de dados da Unimed São José dos Campos em menos de 30 dias. Esta transformação digital também proporcionou análises estratégicas que reduziram significativamente os custos operacionais e elevaram o padrão assistencial oferecido aos beneficiários.
Um dos resultados mais expressivos foi a identificação e rastreamento de pacientes com exames de mamografia em atraso, permitindo que a equipe médica da cooperativa possa agora acioná-los proativamente. Esta abordagem preventiva evita a progressão de doenças que resultariam em maiores custos e qualidade assistencial inferior.
Fabio Baptista, presidente da Unimed São José dos Campos, explica que a análise de dados por inteligência artificial foi fundamental para tornar o serviço mais assertivo:
“Para prevenir de maneira abrangente e precisa é necessário predizer os eventos, analisar os dados e reconhecer os padrões para então calcular todas as possíveis repercussões futuras. Com esta tecnologia, conquistamos agora essa capacidade preditiva com intuito de tornar nossa qualidade assistencial ainda mais eficaz e personalizada”, ressalta.
A estratificação completa da população da carteira com base em riscos específicos e complexidades permite à Unimed São José dos Campos uma alocação ótima de recursos. A cooperativa agora pode antecipar com alta sensibilidade ações para que determinados grupos permaneçam saudáveis, evitando que adoeçam e se tornem custos futuros.