Com telemedicina e prontuário integrado, Hapvida NotreDame Intermédica conecta 15,7 milhões de clientes à saúde de qualidade
21/08/2025
Nos últimos anos, a telemedicina apresentou um crescimento significativo no Brasil e no mundo. Após a sua regulamentação no final de 2022, houve um aumento de 172% no número de atendimentos na modalidade apenas em 2023, segundo dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). 

Ciente do seu protagonismo no cenário da saúde no país e sempre com foco na democratização do acesso a um atendimento de qualidade, a Hapvida participou ativamente da consolidação dessa tendência. “A tecnologia vem transformando o setor. A conectividade promove inclusão, e a Inteligência Artificial (IA) está chegando para proporcionar ainda mais eficiência e agilidade aos diagnósticos”, avalia o Dr. Frederico Jovita Soares, diretor nacional de telemedicina de urgência da Hapvida NotreDame Intermédica

Com a constante melhoria da conectividade e o avanço da digitalização, a telemedicina tem se consolidado como uma solução eficaz para ampliar o acesso à saúde, especialmente em regiões mais remotas. “Com essa modalidade, conseguimos levar atendimento de qualidade a todas as localidades do país. Em casos mais graves, somos capazes de mobilizar nossa rede de apoio mais próxima, partindo de onde o paciente estiver”, afirma o executivo. 

Altos níveis de satisfação 

De janeiro a outubro de 2024, a Hapvida realizou mais de 2,4 milhões de teleatendimentos, dos quais 76,8% foram totalmente resolvidos sem a necessidade de encaminhamento presencial. “Patologias como, por exemplo, uma dor de cabeça mais simples, um resfriado mais comum, podem ser resolvidas pela teleconsulta, otimizando tempo e recursos, tanto para os pacientes quanto para a empresa. Além disso, há ganhos significativos na segurança das pessoas, que podem ser atendidas com altos padrões de qualidade, sem a exposição a riscos desnecessários no ambiente hospitalar”, destaca Jovita. 

O excelente desempenho da telemedicina da operadora é resultado do trabalho de um corpo clínico altamente capacitado, composto por mais de 500 profissionais, aliado a muita tecnologia embarcada. Seu sistema integrado é um grande diferencial, permitindo que o médico tenha acesso a todo o histórico de saúde do paciente por meio do prontuário eletrônico. 

Após cada consulta, o púbico é convidado a avaliar o atendimento com uma pontuação de 0 a 5 estrelas. “Em outubro, nossa média foi 4,65, e, nos últimos cinco meses, não tivemos nenhuma nota abaixo de 4,6. Esse indicador nos ajuda a monitorar a qualidade do serviço e identificar oportunidades de melhoria”, ressalta Jovita. 

Além da capacitação técnica, a operadora se preocupa com o perfil acolhedor e humano dos profissionais de telemedicina. Todos passam por uma rigorosa seleção. “Avaliamos os candidatos seguindo critérios técnicos, mas também consideramos sua capacidade de atender com empatia, utilizando a tecnologia para oferecer um relacionamento humanizado e identificar situações e riscos mesmo à distância”, explica o diretor. 



 

Atendimento qualificado, ágil e seguro 

A telemedicina da Hapvida oferece um tempo médio de espera de até dez minutos, destacando-se pela agilidade, essencial em casos de urgências leves. Em comparação com os prontos-socorros tradicionais, que, em períodos de viroses, podem apresentar tempo de espera prolongado, a modalidade oferece comodidade e segurança para os pacientes. 

Além disso, a telemedicina da Hapvida, por meio do sistema integrado e do prontuário eletrônico, é uma forte aliada no acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, possibilitando o monitoramento constante sem a necessidade de deslocamento a uma unidade presencial. 

 

 





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