Hospital São Camilo realiza primeiro transplante de fígado
01/09/2025

Hospital São Camilo Pompeia realizou seu primeiro transplante de fígado após receber credenciamento do Ministério da Saúde em fevereiro de 2025. O procedimento amplia a atuação da instituição em tratamentos de alta complexidade e adiciona uma nova opção para pacientes que aguardam na fila do Sistema Nacional de Transplantes.

O transplante hepático é indicado para pacientes com doenças como hepatites, cirrose, câncer e outras condições crônicas que afetam o funcionamento do órgão. A ampliação dos centros habilitados para este tipo de procedimento contribui para o atendimento da demanda nacional por transplantes.

Caso desafiador marca estreia do procedimento

“Todo o processo envolvido até aqui foi fundamental para a realização deste procedimento”, afirma o Dr. Lucas Nacif, cirurgião do aparelho digestivo e transplante de fígado da Rede de Hospitais São Camilo.

O paciente submetido ao transplante apresentava diagnóstico de colangite esclerosante primária (CEP) e estava na fila de espera por um fígado. “Foi um caso tecnicamente desafiador, porque se tratava de uma doença hepática e de vias biliares grave, com múltiplas internações e complicações”, explica o Dr. Nacif. Segundo o médico, o paciente apresenta evolução satisfatória no pós-operatório e segue em acompanhamento.

Avanço na doação de órgãos no Brasil

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) indicam que foram realizados 2.365 transplantes de fígado no Brasil em 2023, número que representou um aumento significativo. Aproximadamente 10,5% de todas as doações realizadas desde 2013 ocorreram naquele ano, o que indica uma tendência de crescimento na doação de órgãos no país.

“O transplante de fígado é uma opção de tratamento para pacientes com doenças como hepatites, câncer, cirroses e outras condições”, afirma o Dr. Fernando Pompeu, diretor médico e de práticas assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, que acompanhou o processo de habilitação para a Unidade Pompeia.

Além do transplante de fígado, o Hospital São Camilo Pompeia também está habilitado para realizar transplantes de córneas e de medula óssea, ampliando sua atuação em procedimentos de alta complexidade.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP