O Hospital Sírio-Libanês conquistou a acreditação da Joint Commission International (JCI) em Atenção Primária à Saúde (APS), tornando-se a única instituição no Brasil a receber o The Gold Seal of Approval®, reconhecido mundialmente como referência máxima em qualidade e segurança.
A certificação amplia o histórico da instituição, que desde 2007 mantém a acreditação da JCI para o ambiente hospitalar, voltada à alta complexidade e segurança assistencial, com reavaliações periódicas a cada três anos. Agora, o reconhecimento alcança também a atenção primária, validando um modelo de cuidado voltado à promoção da saúde, prevenção de doenças, manejo de condições crônicas, coordenação assistencial e integração dos pacientes ao sistema de saúde.
“Enquanto o selo conquistado em 2007 comprova a excelência em alta complexidade, a nova certificação valida a atuação no cuidado primário, reforçando o esforço contínuo da instituição em levar saúde de excelência para além do ambiente hospitalar”, afirma Fernando Ganem, diretor-geral do Sírio-Libanês.
A acreditação foi concedida à Saúde Populacional, programa pioneiro da instituição que oferece atenção primária integrada. A iniciativa já cobre mais de 500 mil vidas, com ambulatórios in company em Brasília e São Paulo, além de quatro unidades externas.
O avanço representa um marco para o setor no Brasi, segundo Daniel Greca, diretor da Unidade de Negócio Saúde Populacional. “À medida que surgem novos modelos de cuidado e gestão, é essencial que qualidade e segurança também evoluam. Essa certificação mostra que o compromisso com a excelência é contínuo e vai além da assistência hospitalar.”
Com a conquista, o Sírio-Libanês passa a integrar um grupo restrito de apenas 11 centros no mundo com acreditação JCI em Atenção Primária, localizados em países como Espanha, Peru, Kuwait, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos — reforçando sua posição de pioneirismo e inovação no cenário da saúde.