Mercado de healthtechs no Brasil cresce e ganha protagonismo no HIS 2025
05/09/2025

As healthtechs vêm acelerando mudanças significativas no setor de saúde brasileiro. Se em 2020 a pandemia impulsionou o surgimento de inúmeras soluções digitais emergenciais, hoje o cenário é de amadurecimento, com foco em parcerias estratégicas e projetos de impacto real para pacientes, profissionais e instituições. 

Essa realidade será debatida no Healthcare Innovation Show – HIS, o principal evento de tecnologia e inovação em saúde da América Latina, que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, no São Paulo Expo.

Entre os destaques da programação, está o painel “Inovação por meio de parcerias: healthtechs que estão levando a saúde para outro nível”, no palco Saúde Privada, com a participação de Rafael Zanatta, head do Hub de Inovação Vibee da Unimed VTPR; Guilherme Sanchez, gerente de Inovação do Harena, (Centro de Inovação do Hospital de Amor de Barretos), e Istvan Camargo, Chief Innovation Officer do Grupo Sabin.

Para Zanatta, o setor viveu uma transição importante nos últimos anos. “A partir de 2020 com a pandemia surgiram muitas soluções pontuais, que respondiam a desafios reais, mas que não necessariamente tinham fôlego para se tornarem negócios. De lá para cá, os empreendedores amadureceram, passaram a entender melhor o funcionamento do setor de saúde e a desenvolver projetos pilotos mais embasados, com métricas claras e visão de continuidade”, afirma.

Esse amadurecimento também se reflete nas parcerias entre healthtechs e players consolidados do setor. “O sucesso de um projeto depende de alguns fatores, entre eles, o engajamento da alta gestão em investir energia e recursos. Também é fundamental ter clareza do problema a ser resolvido, indicadores de desempenho definidos e uma metodologia de acompanhamento consistente”, explica Zanatta. O executivo destaca ainda a importância de recursos para custear pilotos e cláusulas que viabilizem a contratação definitiva, garantindo escala para as soluções.

Sanchez compartilha uma visão semelhante. Para o CIO do Sabin, as healthtechs conquistaram um espaço estratégico no ecossistema de saúde que já não pode ser ignorado. “O que antes eram iniciativas isoladas hoje se transformou em um movimento maduro, que conecta tecnologias como telemedicina, inteligência artificial e análise de dados ao dia a dia de pacientes, médicos e instituições”, diz.

O gerente de Inovação do Harena complementa que clareza é a chave para parcerias bem-sucedidas. “É preciso entender o nível de prontidão tecnológica esperada para o projeto, se o parceiro busca apenas um piloto exploratório, uma construção conjunta ‘do zero’ ou a incorporação em larga escala. Sem visão clara de resultados, com impacto mensurável em eficiência, acesso ou qualidade do cuidado, a parceria não se sustenta”, conclui.

Próxima geração de healthtechs

Olhando para o futuro, tanto Zanatta quanto Sanchez apontam a inteligência artificial como um dos pilares da próxima geração de healthtechs, seja no apoio à prática clínica ou na gestão administrativa. Os executivos também destacam o papel de soluções preditivas no diagnóstico precoce de doenças crônicas, cardiológicas e oncológicas, dispositivos conectados para monitoramento remoto e a busca constante pela interoperabilidade dos dados, um desafio atual que, se superado, pode transformar a forma como o setor integra informações e escala inovações.

Esse dinamismo é reforçado por dados de mercado. O Brasil concentra 64,8% das healthtechs da América Latina, seguido por México (16,2%), Argentina (5%) e Colômbia (4,4%), segundo o HealthTech Report Recap 2024, elaborado pela Distrito.

O país se destaca não apenas pelo tamanho do mercado consumidor, mas também por fatores estruturais: o SUS impulsiona soluções voltadas à eficiência e qualidade, enquanto o setor privado busca competitividade com serviços mais ágeis e tecnológicos. Além disso, a evolução de marcos regulatórios e o fortalecimento de parcerias público-privadas ampliam o espaço para experimentação de novas abordagens.

Em termos de investimentos, as healthtechs latino-americanas registraram US$ 241,7 milhões em 2024, superando os US$ 184,3 milhões de 2023, o que sinaliza a confiança crescente de investidores nesse ecossistema.

O HIS contará com uma área de exposição que reunirá mais de 100 marcas, entre empresas consolidadas e startups que apresentarão produtos, serviços e tecnologias para a área da saúde. O público poderá conhecer de perto iniciativas de  healthtechs como: AMTech, Botdesigner, Brasil Telemedicina, HaisTech, Health id, Imed Group, NeuralMed, Nick, Nyx Tecnologia, Predictor Solutions, Rede Parcerias, Salvus, Teller, Ultrum, WeHelp e Weknow.

Mais da programação no HIS 2025

Além do painel sobre inovação por meio das healthtechs, o palco Saúde Privada trará debates que abordam diferentes perspectivas do setor com a participação de executivos e representantes de órgãos públicos, como o Wagner Marujo, CEO do Hospital Santa Rita; Daiane Nogueira de Lira, conselheira do Conselho Nacional de Justiça; Carla Soares, presidente interina da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Rafael Cordeiro, CFO da Rede Mater Dei de Saúde.

No total, o HIS contará com oito palcos de conteúdo já confirmados, com profissionais de saúde, gestores, executivos de alto escalão e acadêmicos que são referências no setor. Além do Saúde Privada, a programação inclui os palcos:

  • Saúde Pública;
  • Gestão de Dados e Insights;
  • Cibersegurança (com curadoria da ABCIS – Associação Brasileira CIO Saúde);
  • Inteligência Artificial na Prática by MV;
  • Cuidado Digital e Humanizado;
  • Liderança na Era Digital (também com curadoria da ABCIS);
  • Philips ConnectDay

Um das novidade deste ano é o espaço inédito com curadoria da Philips que apresentará tendências, novas soluções e boas práticas de instituições referência em tecnologia da saúde.

Os ingressos para o HIS 2025 estão disponíveis em três modalidades: Executive Pass, Congressista e Visitante. Adquira já o seu!





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