Telecirurgia e expansão da cirurgia robótica foram tema de encontro promovido pelo Hospital Mãe de Deus
22/09/2025 - por Hospital Mãe de Deus

Ampliar o alcance da cirurgia robótica para fora dos grandes centros, permitir maior acesso a grandes especialistas e multiplicar oportunidades de treinamento a distância são apontados como os principais benefícios da telecirurgia. O tema foi discutido neste sábado em evento promovido pelo Hospital Mãe de Deus para destacar a chegada da plataforma robótica Toumai à instituição e contou com especialistas renomados da área, entre eles um dos cirurgiões robóticos mais experientes do mundo.

Urologista, o médico americano Vipul Patel se aproxima da marca de 20 mil prostatectomias robóticas (cirurgia de retirada de próstata) e foi o convidado da aula magna do evento.

"A telecirurgia tem potencial para ampliar o acesso à saúde em áreas remotas e carentes. Mas também abre a possibilidade de mudar o futuro da educação em cirurgia robótica", afirmou Patel, que é também fundador e atual diretor-executivo da Sociedade de Cirurgia Robótica.

A conversa foi mediada pelo urologista e cirurgião robótico brasileiro Márcio Moschovas, que, junto de Patel, participou da primeira cirurgia robótica transcontinental aprovada pela FDA (a agência norte-americana para alimentos e medicamentos) e realizada em junho deste ano. Desde sua base na Flórida, nos Estados Unidos, Patel operou um paciente em Luanda, capital de Angola, na África. Por meio de um sistema avançado de robótica cirúrgica com conexão por fibra óptica, Patel removeu o tumor de próstata de um paciente que estava em um hospital a 11 mil quilômetros de distância do médico. Moschovas coordenou a operação junto ao paciente, em Angola.

O médico brasileiro fez questão de frisar que todos os procedimentos que vêm sendo realizados como parte de um ensaio clínico contam com a presença de um cirurgião no local da operação para atuar em qualquer intercorrência. 

No momento, a telecirurgia ainda não é parte do cotidiano clínico. Seu uso tem se mostrado possível e de sucesso em procedimentos com contextos controlados, mas ainda passa por testes que permitam sua consolidação clínica e regulatória. 

"Ainda estamos testando questões como latência, logística de comunicação e infraestrutura de rede confiável, mas sabemos que é uma ferramenta poderosa para ampliar o acesso à saúde e para a capacitação de médicos", ressaltou Moschovas.

O evento ainda contou com grandes nomes brasileiros e mundiais da cirurgia robótica como Eduardo Parra-Davila, Reitan Ribeiro, Daniel Bonomi e Antonio Cury, além de médicos do corpo clínico do Hospital Mãe de Deus.

Cirurgia robótica no Hospital Mãe de Deus

A plataforma robótica Toumai chegou ao Hospital Mãe de Deus na última semana e o primeiro procedimento – a extração de um rim de uma paciente que apresentava um tumor de 8cm – foi realizado com sucesso. Outras cirurgias já estão agendadas ao longo da próxima semana. 

O Mãe de Deus é o primeiro fora de São Paulo a receber o robô, ampliando seu parque robótico com a possibilidade de cirurgias desse tipo nas áreas de urologia, ginecologia, gastroenterologia, cirurgias geral, torácica e de cabeça e pescoço. É uma plataforma que oferece todos os benefícios consolidados da cirurgia robótica, como mais rapidez e precisão, e também com diferenciais importantes em relação ao que já existe no mercado. 

"Este robô apresenta avanços como ser a primeira plataforma robótica que já vem com sistema que permite telecirurgia avançada, abrindo caminho para esse avanço na medicina no país. Além disso, visualização 3D de alta definição, trazendo ainda mais precisão para os procedimentos", explica o cirurgião geral e robótico Norberto Martins, chefe do Comitê de Robótica do Hospital Mãe de Deus. 

Em julho do ano passado, o Hospital realizou a primeira cirurgia de coluna vertebral com robô Mazor da Região Sul e, em novembro, as primeiras cirurgias para artroplastia total do joelho utilizando o robô CORI. O Mãe de Deus está entre os poucos da América Latina a oferecer essa tecnologia, que é uma das mais atuais para procedimentos ortopédicos no mercado.

"O Hospital Mãe de Deus busca sempre oferecer soluções de ponta e completas em saúde. A chegada do Toumai nos permitirá dar passos avançados no que se oferece de mais moderno em medicina do futuro e de precisão", diz o diretor-executivo da instituição, Sandro Junqueira.

Benefícios da cirurgia robótica

A cirurgia robótica oferece inúmeras vantagens para pacientes e cirurgiões. Menor tempo de internação e menor risco de complicações são os principais benefícios para os pacientes, uma vez que os cirurgiões têm a sua disposição, durante o procedimento, visão de alta definição e imersão total, precisão de movimentos, estabilização de tremores e ergonomia que lhe possibilita operar sentado, o que faz diferença em intervenções longas.

 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP