O Hospital e Maternidade São Luiz Guarulhos, da Atlântica D’Or, inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica com 10 leitos, voltados exclusivamente ao tratamento de doenças do coração, como infarto, dor torácica, arritmias, insuficiência cardíaca, hipertensão e cirurgias cardíacas.
A unidade contará com equipes especializadas em cardiologia intensiva, preparadas para atuar em casos de hemodinâmica, arritmias e doenças cardíacas congênitas. O espaço foi planejado para acompanhar os pacientes desde a internação até o pós-alta, com monitoramento clínico contínuo. A expectativa é atender cerca de 100 pacientes por mês.
Segundo o cardiologista Rafael Domiciano, que coordenará o novo setor, a UTI dispõe de uma linha cardiológica completa, com “stents” de última geração, marca-passos modernos e dispositivos como balão intra-aórtico, que ajudam a regular os batimentos, além de equipamentos para diagnóstico de arritmias.
“Esses recursos garantem aos pacientes um acompanhamento mais específico, com intervenções ágeis e precisas, suporte constante e atenção individualizada. Tudo isso garante uma recuperação mais segura e acelerada, além de ampliar as chances de sucesso em situações críticas ou de maior complexidade”, afirma Domiciano.
A inauguração ocorre durante o Setembro Vermelho, campanha nacional de prevenção às doenças cardiovasculares. “Guarulhos tem uma grande demanda por cuidado cardiológico. As enfermidades do coração precisam de atenção especializada. Com essa UTI, conseguimos oferecer atendimento intensivo, tecnologia atualizada e acompanhamento integral, garantindo melhores desfechos para os pacientes. A gente tem, dentro da unidade, toda a tecnologia para oferecer o que há de melhor em cardiologia no mundo hoje”, destaca Domiciano.
Inaugurado em outubro de 2024, o Hospital e Maternidade São Luiz Guarulhos tem mais de 52 mil metros quadrados de área construída. Dispõe de pronto-socorro adulto, infantil e obstétrico, além de um Centro Médico completo para atendimento em diversas especialidades.