Grupo Santa Joana reforça compromisso com a redução da mortalidade materna no Dia Mundial da Segurança do Paciente
24/09/2025

Instituição destaca práticas de excelência em cuidados maternos, neonatais e pediátricos alinhadas ao tema da OMS 2025

O Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, é uma data oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) criada para aumentar a conscientização sobre a segurança do paciente e estimular ações globais para reduzir danos evitáveis na prestação de cuidados de saúde. Para 2025, a OMS definiu o tema “Cuidados seguros para cada recém-nascido e cada criança”, reforçando a importância de garantir atendimento seguro e de qualidade desde o nascimento.

O Grupo Santa Joana, referência mundial em obstetrícia, neonatologia e saúde da mulher, reafirma o compromisso com o tema, mantendo práticas de excelência que priorizam a segurança de mães, bebês e profissionais de saúde, e garantindo  taxas de mortalidade equivalentes aos melhores resultados mundiais e bem abaixo do que observado no cenário brasileiro. Dados do IBGE mostram que a taxa de mortalidade materna no Brasil voltou aos patamares pré-pandemia, com 57 óbitos por 100 mil nascimentos em 2023, ainda distante da meta global de 30 óbitos por 100 mil nascimento até 2030.  No Grupo Santa Joana a taxa de mortalidade materna atual é de 5 óbitos maternos por cada 100.000 nascimentos. Globalmente, a média é de 223 mortes por 100 mil partos, com meta de redução para menos de 70 óbitos até 2030.

As instituições do Grupo contam ainda com equipamentos e estruturas de suporte adequadas. “Há anos o grupo investe no Programa de Redução de Mortalidade Materna, que tem como um dos principais pilares a capacitação Mater, com foco nos protocolos de atendimento de casos de hemorragia, pré-eclâmpsia e sepse na paciente obstétrica, que ainda representam as principais causas de morte materna evitável no Brasil.  O programa conta com as estratégias mais avançadas de capacitação multiprofissional, incluindo a possibilidade de atuar em ambiente simulado e que mimetiza as condições de atendimento real. Isso  faz com que o conhecimento chegue em forma de cuidado para as nossas pacientes,  garantindo a excelência de atendimento, principalmente emergências obstétricas ”, comenta a Dra. Mônica Maria Siaulys, diretora Médica do Grupo Santa Joana.

Além da mortalidade, o Grupo atua na redução da morbidade materna, que engloba complicações transitórias ou permanentes da gestação, podendo afetar sistemas neurológico, respiratório, hepático, hematológico e pulmonar. Nesse contexto, a equipe de enfermagem tem papel fundamental ao lado da equipe médica, garantindo acompanhamento integral e seguro.

O Grupo Santa Joana reforça seu compromisso contínuo com protocolos de segurança, excelência, humanização e inovação tecnológica, garantindo que cada mãe e cada criança recebam cuidados seguros e de qualidade, em plena sintonia com os objetivos globais da OMS para o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2025.

Sobre o Grupo Santa Joana

O Grupo Santa Joana administra as Maternidades Santa Joana, Pro Matre Paulista e Santa Maria, em São Paulo. Considerado um dos maiores grupos privados de maternidades da América Latina, o Santa Joana ainda contempla centros de Endometriose, Diagnóstico e Medicina Fetal e é a instituição líder no ranking nacional de maternidades, além de ser a única com parceria em estudos científicos com renomadas universidades, como Stanford e Harvard. A união das Maternidades do Grupo Santa Joana proporciona a troca de experiência, conhecimento e tecnologia, originando uma instituição de referência internacional em obstetrícia, ginecologia e neonatologia.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP