A fragmentação dos dados e processos continua sendo um dos maiores problemas para oferecer cuidado centrado no paciente. Como avançar diante desse desafio? Em entrevista exclusiva ao Saúde Business, Humberto Shida, CIO da Central Nacional Unimed (CNU), promete levar essa provocação ao Healthcare Innovation Show (HIS).
No dia 1º de outubro, no Palco Cuidado Digital e Humanizado I Experiência do Paciente, Shida conduzirá a palestra “Plataformização na jornada de cuidado hiperpersonalizada”, na qual mostrará como a lógica das plataformas pode transformar a experiência do paciente.
A ideia é criar um ecossistema digital integrado, capaz de conectar operadoras, prestadores e beneficiários em tempo real. Isso significa não apenas jornadas assistenciais mais fluidas, mas também desfechos clínicos mais rápidos e positivos.
“A plataformização é a solução para otimizar processos, reduzir desperdícios e, mais importante, colocar o paciente no centro do cuidado, com uma experiência mais fluida e eficaz”, afirma o CIO.
A transformação, no entanto, não depende apenas de tecnologia. Shida destaca que mudanças culturais e de governança são fundamentais para que a plataformização funcione. “Antes de qualquer avanço tecnológico, realizamos um trabalho intenso de conscientização e capacitação para que todos compreendessem o conceito de omnicanalidade”, explica.
Outro ponto central é a interoperabilidade. Padrões como o FHIR, desenvolvidos pela HL7, tornam possível o fluxo seguro de informações entre sistemas distintos, garantindo que os dados acompanhem o paciente em toda a sua jornada. “É importante ressaltar que os dados de saúde pertencem ao beneficiário, e não às organizações”, afirma o executivo.
A palestra também abordará tendências tecnológicas que já se desenham no horizonte da saúde, como governança de dados, inteligência artificial e agentes inteligentes, com potencial de criar experiências mais personalizadas e acessíveis em larga escala.
Shida chama atenção ainda para um aspecto que deve instigar a plateia: “Muitos falam sobre aonde chegar, mas poucos se aprofundam no como chegar. Na minha palestra, vou compartilhar as estratégias e os aprendizados práticos que nos trouxeram até aqui”, pontua.
Ao trazer a perspectiva de quem atua na linha de frente da transformação digital em uma das maiores operadoras do país, Shida pretende contribuir com respostas concretas sobre como escalar a personalização do cuidado e democratizar o acesso a um atendimento de qualidade.