Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa de congresso internacional com estudos sobre traumatismo cranioencefálico
10/10/2025

Pesquisas abordam impacto ao longo do tempo de lesões cerebrais em mulheres e pacientes com traumatismo leve

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz estará presente no Congress of Neurological Surgeons (CNS) 2025, um dos principais eventos de neurocirurgia do mundo, que ocorre de 11 a 15 de outubro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A participação acontece em parceria pioneira com o Houston Methodist Hospital (EUA), por meio da utilização da TriNetX, plataforma global de dados clínicos da qual o Hospital é integrante, voltada à análise de evidências do mundo real (real-world evidence – RWE), ou seja, a partir de informações da prática médica cotidiana, como exames, atendimentos e tratamentos fora do ambiente de estudos clínicos tradicionais.

O Centro Especializado em Neurologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa de uma série de pesquisas voltadas ao estudo do traumatismo cranioencefálico (TCE), condição que representa grande causa de morbidade, mortalidade e sequelas cognitivas em diferentes faixas etárias. 

De acordo com o estudo global Global Burden of Traumatic Brain Injury, publicado em 2024 no American Journal of Preventive Medicine, o TCE foi responsável por mais de 20,8 milhões de novos casos em todo o mundo em 2021 e mais de 37,9 milhões de pessoas viviam com as sequelas dessas lesões no mesmo ano.

Os estudos que serão apresentados no congresso abordam desde complicações respiratórias até impactos emocionais e cognitivos. Para sua realização, os dados foram extraídos da TriNetX, plataforma global parceira do hospital que conecta instituições de saúde, indústrias farmacêuticas e organizações de pesquisa (CROs). A ferramenta permite utilizar dados do mundo real (real-world data – RWD) para otimizar protocolos de pesquisa, identificar locais de estudos, recrutar pacientes e potencializar descobertas científicas por meio de evidências do mundo real (real-world evidence – RWE).

Entre os trabalhos selecionados, dois abordam desigualdades de gênero e diferenças de prognóstico em pacientes com traumatismo leve, especialmente na fase pós-aguda do trauma. 

O primeiro estudo, focado em pacientes diagnosticados com TCE leve, analisou mais de 26 mil registros clínicos para investigar diferenças entre homens e mulheres no período de um ano após o trauma. Os resultados apontaram que mulheres apresentaram maior prevalência de sintomas emocionais, como fadiga, ansiedade e depressão, chegando a quase o dobro da taxa de ansiedade observada entre os homens, enquanto os homens tiveram mais distúrbios do sono, déficits cognitivos e agitação. A pesquisa sugere que fatores individuais devem ser levados em consideração na abordagem clínica e no acompanhamento desses pacientes.

O outro estudo avaliou  desfechos clínicos no primeiro mês após o TCE leve e revelou que os pacientes do sexo masculino apresentaram maior risco de complicações, como necessidade de internação em UTI, procedimentos cirúrgicos, ventilação mecânica e até casos de mortalidade. Esses dados reforçam a importância de protocolos individualizados como variável de risco na evolução pós-trauma.

Todos os estudos foram conduzidos em colaboração e mentoria do Dr. Diogo Haddad, head do Centro Especializado em Neurologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com coautoria de Dra. Monique Mitchell, primeira autora dos trabalhos e pesquisadora da Houston Methodist Hospital.

“A participação do hospital nesse tipo de congresso demonstra nosso compromisso com a ciência de ponta.. Ao integrar plataformas globais e colaborar com pesquisadores internacionais, conseguimos produzir evidências que têm potencial de mudar práticas assistenciais e oferecer caminhos mais personalizados de cuidado”, afirma o Dr. Diogo Haddad.

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz 

No Hospital Alemão Oswaldo Cruz servimos à vida. Somos um hospital de grande porte, referência em alta complexidade e confiabilidade. Uma instituição de 127 anos, sólida, dinâmica e determinada a inovar e contribuir com o desenvolvimento da saúde. Nossa excelência é resultado da nossa dedicação, prontidão, empatia no cuidado e na nossa incansável busca pela melhor experiência e resultado para nossos pacientes, com qualidade e segurança certificados internacionalmente pela Joint Commission International (JCI). Contamos com um corpo clínico diversificado e renomado, além de um modelo assistencial próprio, que coloca o paciente e familiares no centro do cuidado. Nosso protagonismo no desenvolvimento da saúde é sustentado por três pilares estratégicos: Saúde Privada; Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital; Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Fonte: Anahp




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP