Para fortalecer o mercado de diagnósticos voltado ao segmento executivo em São Paulo, a Dasa, empresa líder do setor no Brasil, acaba de anunciar um movimento estratégico: a integração de duas de suas marcas mais tradicionais, Delboni e Salomão Zoppi, combinando o melhor de ambas e somando mais de 100 anos de história para oferecer uma jornada completa, com acolhimento, cuidado, tecnologia e personalização.
Essa nova etapa, realizada de maneira gradativa, amplia o portfólio com excelência e potencializa o acesso à medicina diagnóstica de qualidade para mais clientes. Afinal, são 36 unidades, mais de 4 mil serviços e 1.300 profissionais envolvidos.
“Identificamos a oportunidade de gerar mais valor para a medicina diagnóstica em São Paulo. Essa integração, que soma mais de 280 mil atendimentos por mês na região metropolitana, representa um avanço na jornada do paciente e reforça o Delboni como referência, oferecendo ao cliente uma experiência única, com segurança, precisão, pontualidade e qualidade no atendimento”, afirma Fernanda Fares, diretora de operações e negócios da Dasa.
De acordo com Flávia Drummond, diretora de marketing e comunicação da companhia, a combinação de marcas une a tradição e a credibilidade do Delboni com a conexão emocional e a especialidade em saúde da mulher reconhecidas no Salomão Zoppi. “As marcas agora seguem juntas para entregar a pacientes e médicos uma experiência completa. Elas compartilham um propósito em comum: assistência, prevenção e crença de que o diagnóstico é uma etapa fundamental na jornada da boa saúde”, afirma.
Inovação e acolhimento: um modelo assistencial que entrega qualidade
Referência em saúde feminina, o Salomão Zoppi passa a dividir essa expertise com o Delboni, que agora irá contar com Espaços da Mulher e centros especializados em medicina fetal. Já o Delboni, líder no segmento em São Paulo, manterá suas fortalezas em tecnologia, nas especialidades de pediatria, ortopedia e vacinas, e no uso da inteligência artificial (IA).
“Cinquenta por cento dos equipamentos de ressonância do Delboni já usam IA para reduzir o tempo do paciente em máquina e agilizar os laudos. Também usamos a ferramenta em análises para detecção de doenças autoimunes e no uso da difração do infravermelho, considerada padrão ouro, apoiando o diagnóstico preciso da litíase renal e permitindo a identificação detalhada da composição do cálculo”, reforça Roberto Cury, vice-presidente de atendimento e experiência do cliente da Dasa.
O investimento da Dasa em inovação, refletido em suas marcas, é materializado em exames como o de urocultura, com resultados entregues com muito mais agilidade (tempo reduzido de 24 horas para 45 minutos); e biópsia líquida, que detecta alterações em tumores de forma minimamente invasiva, por meio de coleta de sangue
Além disso, a Dasa acaba de anunciar mais um serviço pioneiro: o Ultrassom com Inteligência Artificial. “A tecnologia compara automaticamente a nova imagem com o histórico completo do paciente e laudos prévios. Destaca alterações e evoluções de forma visual e quantitativa”, explica Cury.
O executivo também reforça que todas as unidades devem ter seu parque tecnológico atualizado, de forma gradativa. “Muitas tecnologias já são uniformes em ambas as marcas, entretanto, iremos igualar a experiência para todas ao longo do tempo”, completa.
Benefícios para médicos e pacientes
A união de Delboni e Salomão Zoppi também mira na excelência de atendimento. A integração das marcas reforça a missão da Dasa para reduzir o gap entre o diagnóstico e o início do tratamento, com foco na melhor experiência do paciente, desde o agendamento eficiente, passando pela ágil realização exames até a disponibilização rápida dos laudos.
“Acreditamos na união poderosa de tecnologia com o fator humano de cuidado. A proposta é oferecer um atendimento cada vez mais preciso e humanizado, padronizado em todas as unidades, recebendo o melhor de ambas as marcas. As primeiras unidades com a nova identidade devem ser inauguradas em setembro e a implementação se estende até 2026”, aponta Cury.
O executivo também reforça o cuidado institucional da Dasa na relação com os profissionais de saúde. Afinal, a companhia se relaciona com mais da metade dos médicos de todo o Brasil. “Essa conexão próxima é realizada pelo Núcleo de Assessoria Médica (NAM), canal exclusivo da companhia para suporte clínico especializado com apoio técnico e científico contínuo, do pedido ao resultado. Isso inclui auxílio na interpretação de exames laboratoriais, de imagem e genômica, realizado por corpo clínico experiente e multidisciplinar”, reforça Cury.
Outra iniciativa da companhia é o Nav Pro, que já conta com mais de 89 mil profissionais de saúde cadastrados. A plataforma traz inteligência e eficiência ao atendimento, permitindo que o profissional tenha acesso ao histórico completo e acionável de seus pacientes, respeitando integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e elimine etapas burocráticas do atendimento, alcançando maior qualidade assistencial.