A Rede Santa Catarina teve participação de destaque no CONAHP 2025, o maior congresso de hospitais privados da América Latina, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), realizado nos dias 15 e 16 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
Durante o evento, a instituição foi reconhecida por suas boas práticas de gestão, ética e sustentabilidade, e participou ativamente dos debates sobre o futuro da saúde, reafirmando seu compromisso com uma atuação pautada por propósito, fé e impacto social positivo.
Reconhecimento da Anahp
No dia 15, três hospitais da Rede Santa Catarina foram reconhecidos pela Anahp por suas práticas de excelência e integridade institucional, nas categorias Qualidade, Compliance e Engajamento. Dois deles foram premiados pela Anahp, enquanto o terceiro recebeu menção honrosa:
– Hospital Santa Catarina – Paulista (SP) — Qualidade, Compliance e Engajamento
– Casa de Saúde São José (RJ) — Compliance e Engajamento
– Hospital Santa Teresa (RJ) — Menção Honrosa em Compliance
Esses reconhecimentos refletem o compromisso da Rede em fortalecer sua governança, aprimorar processos e promover uma cultura de cuidado integral com ética, transparência e responsabilidade social.
Sustentabilidade e espiritualidade no centro do debate
No dia 16, a CEO da Rede Santa Catarina, Alline Cezarani, participou do painel central “O impacto dos eventos climáticos extremos na saúde e o papel dos hospitais neste processo”, ao lado de Paulo Artaxo (USP), Sidney Klajner (Hospital Israelita Albert Einstein) e Denise Santos (BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo). Durante sua fala, Alline destacou o papel dos hospitais na mitigação dos impactos climáticos e apresentou o modelo de governança ASG+E, que amplia o conceito tradicional de ESG ao incorporar a Espiritualidade como dimensão essencial da sustentabilidade.
“O verdadeiro legado de uma liderança é plantar hoje as bases do que florescerá no futuro. O ASG+E é a essência da Rede Santa Catarina — sustentabilidade com propósito, governança com fé e gestão com alma. Nosso compromisso é cuidar da vida em todas as suas dimensões — humana, social e ambiental. É assim que construímos um legado que atravessa gerações e inspira o futuro da saúde”, destacou Alline Cezarani.
Em sua fala, Alline também reforçou o compromisso da Rede SC com o futuro sustentável da saúde, destacando a agenda de longo prazo até 2035 – uma jornada que consolida a transição para operações mais responsáveis e conscientes. Essa visão envolve iniciativas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa, à ampliação do uso de fontes de energia renovável e ao aprimoramento da gestão e da reciclabilidade dos resíduos sólidos. “Mais do que metas, trata-se de um movimento institucional que reafirma o papel da Rede SC como agente ativo na transformação ambiental e social do setor, promovendo um cuidado que protege a vida hoje e garante as condições para que ela floresça no amanhã.”
De forma integrada ao modelo ASG+E, esse compromisso reflete a visão da Rede de promover um cuidado que respeita o meio ambiente e assegura a perenidade do sistema de saúde para as próximas gerações.