A Santa Casa BH inaugura, no dia 27 de outubro, o primeiro Centro de Autismo de Belo Horizonte, com atendimento 100% via SUS. A nova unidade será dedicada ao diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA).
Com 1.736 metros quadrados distribuídos em quatro andares, o Centro contará com 13 consultórios, duas salas de integração sensorial e quatro salas de teleconsulta, além de uma sala de urgência.
Localizado no bairro Santa Efigênia, o Centro atenderá exclusivamente crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, residentes em Belo Horizonte e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
A criação da unidade responde a uma demanda crescente no país. Segundo o Censo 2022 do IBGE, 2,4 milhões de brasileiros relataram diagnóstico de TEA — cerca de 229 mil em Minas Gerais. O dado reflete o aumento da identificação do transtorno e a necessidade de ampliar a rede de serviços especializados no SUS.
Um dos diferenciais do novo serviço é que, além de oferecer terapias para casos já confirmados, a equipe também receberá pacientes com suspeita de autismo, realizando avaliação diagnóstica completa. A estimativa é de 960 diagnósticos por ano e cerca de 60 mil terapias multidisciplinares de reabilitação.
“Existe uma fila de pessoas em BH que precisam de um tratamento adequado, mas também aqueles que estão há anos aguardando por um único diagnóstico. Então a gente está numa expectativa enorme para essa inauguração porque sabemos o impacto positivo que esse Centro vai trazer para essas pessoas”, afirma Gabriella Tárcia, coordenadora da unidade.
A implantação do espaço foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do senador Rodrigo Pacheco, além do apoio de parceiros da iniciativa privada.
O Centro contará com uma equipe formada por neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros. Em uma segunda fase, o quadro será ampliado com nutricionistas, psicopedagogos e fisioterapeutas. Além disso, agentes terapêuticos poderão atuar junto às famílias, tanto nas residências quanto nas escolas, garantindo que o cuidado se estenda para além do espaço clínico.
O projeto inclui áreas voltadas ao estímulo sensorial e ao aprendizado prático. Entre os destaques estão uma sala sensorial, doada pela empresa Spider, e o espaço “Cidade do Amanhã”, desenvolvido em parceria com a healthtech mineira Treinitec. O andar é dedicado à simulação de situações do dia a dia, em ambientes que incentivam a comunicação, o movimento e a cognição de forma lúdica e interativa.
Com capacidade para atender até 500 crianças e adolescentes por ano, o Centro de Autismo da Santa Casa BH busca fortalecer a rede de atenção às pessoas com TEA e ampliar o debate sobre inclusão.
Roberto Otto, provedor da Santa Casa BH, afirma que a inauguração representa um marco para o sistema público de saúde da capital.
“É com muito orgulho que a gente entrega esse Centro de Autismo para a população de BH. Foi tudo muito bem pensado para trazer esse acolhimento necessário que muitas famílias não têm a oportunidade de proporcionar a um filho autista e agora terão 100% via SUS. Entre tantas iniciativas que BH já possui e são tão importantes para que esse assunto chegue a mais lugares, a gente espera agora poder contribuir também e fazer a nossa parte nesse movimento coletivo por mais inclusão”, afirma.