A Rede D’Or vendeu a Maternidade Star, de São Paulo, para a Atlântica D’Or - empresa hospitalar fruto de uma joint venture entre o grupo da família Moll e a Bradesco Seguros. O ativo foi avaliado em R$ 446 milhões e como cada um dos sócios detém cerca de 50% da parceria, a D’Or receberá metade desse valor em dinheiro.
Fundada em 2022, a maternidade recebeu investimento de cerca de R$ 450 milhões. A transação não envolve o imóvel localizado na zona sul da capital paulista.
A escolha da Maternidade Star segue a mesma lógica dos outros dois hospitais - D’Or Campinas, no interior de São Paulo, e Glória D’Or, no Rio - que recentemente entraram para o portfólio da Atlântica. Nenhum dos três hospitais tinha credenciamento da Bradesco Saúde. Agora, os usuários da seguradora passam a ser também atendidos nessas unidades.
A joint venture entre Rede D’Or e Bradesco foi criada, no ano passado, e pacificou a relação dos dois gigantes que estava estremecida. A parceria permitiu que cada um deles entrasse no mercado do outro. A D’Or comprou a SulAmérica e a Bradesco abriu uma empresa hospitalar.
Com a união, os dois lados ganharam. A empresa da família Moll credencia os três hospitais que ainda não tinham cobertura da Bradesco Saúde, que é a sua principal fonte pagadora. Desde a pandemia, as operadoras de planos de saúde reduziram drasticamente os credenciamentos de prestadores de serviços de saúde a fim de reduzir custos.
Já a seguradora está acelerando a expansão do seu negócio hospitalar com marcas já reconhecidas. Nesse mercado, a reputação é um ativo difícil de se conquistar em curto período de tempo. A Atlântica D’Or já tem aproximadamente 1,7 mil leitos em operação. A nova rede é dona dos hospitais Glória D’Or e Macaé D’Or (ambos no Rio), São Luiz Campinas, São Luiz Guarulhos, São Luiz Alphaville e a Maternidade Star (em São Paulo).
Há ainda outros dois estabelecimentos em fase de construção, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e outro em Taubaté, na região do Vale do Paraíba.
Em setembro, o Hospital Gloria D’Or passou a fazer parte da nova empresa hospitalar. A seguradora pagará R$ 440 milhões por 50% do ativo à Rede D’Or
A Maternidade Star, que conta com 173 leitos, é uma das mais requisitadas pelo público premium. O estabelecimento é referência em procedimentos de alta complexidade, hotelaria e equipamentos de última geração.
O mercado de maternidades vem encolhendo. Muitos estabelecimentos de saúde fecharam as áreas de maternidades e pediatria por serem menos rentáveis quando comparadas à oncologia e ortopedia, por exemplo.
“Com esse importante marco na evolução da Atlântica D’Or, a Rede D’Or tem a alegria de poder ampliar a oferta ao mercado de toda a qualidade e o alto nível de atendimento da Maternidade Star. São esses atributos de excelência e o foco no cuidado que fizeram com que ela se tornasse a maternidade mais amada de São Paulo”, afirma Jorge Moll, presidente do conselho de administração da Rede D’Or. O grupo é líder com cerca de 80 hospitais no país e receita bruta de R$ 45 bilhões, no acumulado dos nove primeiros meses.
“A aquisição da Maternidade Star, referência na capital paulista, com infraestrutura moderna e equipes altamente qualificadas, representa um avanço estratégico na expansão do portfólio da Atlântica D’Or. Além disso, reforça o nosso compromisso em realizar investimentos que contribuam ao fortalecimento da cadeia de valor do setor, oferecendo serviços com elevados padrões de qualidade”, disse Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do conselho de administração do Bradesco e co-presidente do conselho da Atlântica.
A Bradesco é a maior seguradora de saúde com quase 4 milhões de usuários. No primeiro semestre deste ano, apurou uma receita de cerca de R$ 21 bilhões. Além de deter metade da Atlântica D’Or, a seguradora possui participações relevantes no Fleury e na operadora de plano dental OdontoPrev .
A transação depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).