Com a missão de proporcionar produtos e soluções que não só elevem a qualidade dos serviços prestados, mas também ampliem o acesso à saúde, a SulAmérica tem adotado uma estratégia robusta e integrada.
A inteligência artificial (IA) tem sido uma forte aliada no processo de inovação, principalmente no combate a fraudes e desperdícios. “Atuamos com um robô que realiza uma checagem minuciosa dos documentos e faz a biometria facial dos beneficiários ao acessar o aplicativo, impedindo fraudes que prejudicavam muito nossos clientes”, afirma Raquel Reis, CEO da SulAmérica.
Essas fraudes, apesar de cometidas por uma pequena parcela e fora da rede credenciada, alcançaram cifras milionárias e impactavam negativamente a sustentabilidade dos planos de saúde.
Levantamento da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) aponta que, nos últimos cinco anos, as associadas da entidade abriram mais de quatro mil notícias-crime e ações cíveis contra fraudadores de planos médicos e odontológicos no país.
Até agosto, a SulAmérica registrou um aumento nas ações judiciais contra fraudes, com mais de 550 CPFs e CNPJs envolvidos nas medidas jurídicas adotadas pela empresa, com valores em R$ 425 milhões, resultando no bloqueio de R$ 11,5 milhões em contas e bens dos fraudadores. Neste ano, foram 125 notícias-crime registradas, oito vezes mais que em 2022.
Além de manter o foco na segurança dos seus benef iciários, a companhia investe constantemente em produtos atualizados com as necessidades dos clientes. O plano Especial Mais é um exemplo desse compromisso, apresentando os melhores índices de satisfação do mercado e cobertura em hospitais de excelência.
“Nosso objetivo é sempre atualizar nossos produtos de acordo com as necessidades dos beneficiários, mantendo índices elevados de satisfação”, destaca a CEO. Todos os serviços são de forma digital, de fácil acesso pelo aplicativo da empresa.
Gestão em saúde
Com o aumento da população idosa e a crescente prevalência de doenças crônicas, a SulAmérica aposta na gestão de saúde populacional como estratégia para promover um envelhecimento saudável e sustentável. Assim, lidera iniciativas inovadoras, com inteligência artificial, análises preditivas e soluções personalizadas para atender às necessidades emergentes de seus clientes.
Por meio da análise de padrões de doenças e comportamentos de saúde, a SulAmérica identifica precocemente riscos e implementa ações direcionadas para diferentes perfis de beneficiários, desde programas de promoção à saúde para indivíduos saudáveis até a prevenção de complicações em crônicos. Iniciativas como o programa Bem+Família e a telemedicina são exemplos. “No lugar do pronto-atendimento, temos alternativas mais custo-efetivas, mais cômodas e seguras, como telemedicina e atendimento presencial em determinada especialidade”, diz Raquel Imbassahy, diretora de Gestão de Saúde da SulAmérica.
Novos produtos
A companhia reforçou sua presença nacional com o la nça mento do Direto Nacional em várias regiões do Brasil. A revitalização da linha de produtos odonto foi outro passo significativo, já com 2,2 milhões de beneficiários nesse segmento.
“Ofertar produtos e serviços que promovam um cuidado maior com a saúde bucal é um dos nossos pilares. A SulAmérica é, de fato, uma referência em saúde e oferece serviços inovadores e de alta qualidade”, pontua Heitor Augusto, diretor--executivo Comercial da companhia.
Paralelamente ao portfólio de produtos, a empresa promove a prevenção de doenças e um estilo de vida saudável. A parceria com a Wellhub, que proporciona acesso a academias, é um ref lexo dessa estratégia. Com sua contínua expansão e inovação, a SulAmérica planeja lançamentos na linha premium ainda em 2024.