Einstein firma parceria inédita para investir em terapias celulares
18/11/2025

O Hospital Israelita Albert Einstein é o primeiro membro internacional da CTMC Alliance. A parceria representa um marco estratégico para posicionar a América Latina como protagonista nas inovações em medicina personalizada.  A rede global foi criada para acelerar o desenvolvimento e disponibilização de terapias celulares destinadas a pacientes com doenças que ainda carecem de tratamentos eficazes.

A aliança é coordenada pela CTMC, joint venture formada pela Resilience e pelo MD Anderson Cancer Center, dos Estados Unidos e prevê o compartilhamento de insumos proprietários, programas de capacitação de ponta e uma colaboração estratégica contínua, com foco inicial no desenvolvimento de terapias celulares com linfócitos infiltrantes de tumor (TILs) — tecnologia promissora no tratamento de tumores sólidos.

“O Einstein sempre esteve na vanguarda da medicina, sendo pioneiro na América Latina na oferta de terapias como as células CAR-T e CAR-NK. Agora, ao lado da CTMC Alliance, daremos um salto ainda maior, construindo um polo de excelência em medicina de precisão que irá beneficiar não apenas o Brasil, mas toda a região”, destaca Sidney Klajner, presidente do Einstein.

Investimento

Ainda segundo a diretora do hospital, o objetivo é impulsionar a criação de um centro de excelência em produção de terapias celulares em São Paulo, com potencial para beneficiar pacientes brasileiros e latino-americanos.

De acordo com Klajner, o Einstein atua na área de terapia celular com tratamentos como a terapia CAR-T para determinados tipos de câncer hematológicos, como linfoma não Hodgkin e leucemia linfoblástica aguda, oftalmologia e neurologia, além de realizar diversos estudos para outras especialidades como ortopedia, neurologia e reumatologia. Além disso, possui um banco de cordão umbilical e um laboratório de terapia celular com Boas Práticas de Fabricação (Good Manufacturing Practices – GMP), para o avanço e aplicação dessas tecnologias.

 

Atualmente, o país enfrenta desafios significativos no âmbito da terapia celular na América Latina, de alto custo e infraestrutura, apesar de ser um campo promissor. A maior parte dos pacientes oncológicos e não oncológicos ainda não têm acesso a essas terapias inovadoras, em razão da infraestrutura limitada e da escassez de profissionais qualificados. O que valida ainda mais a importância de investir em pesquisas e produção de terapias celulares avançadas em diversas especialidades médicas, a fim de beneficiar pacientes com doenças ainda sem opções terapêuticas resolutivas, integrando pesquisa, desenvolvimento e assistência clínica personalizada.

Expansão

“Democratizar a terapia celular é um esforço que exige parcerias globais. Nossa meta é viabilizar a produção local dessas terapias complexas em centros médicos de referência ao redor do mundo. A parceria com o Einstein é fundamental para avançarmos nesse objetivo na América Latina”, afirma Jason Bock, CEO da CTMC.

A CTMC Alliance proporciona aos seus membros, além do intercâmbio científico, acesso a protocolos operacionais padronizados, materiais exclusivos e programas de capacitação. A rede une líderes mundiais em torno de um objetivo compartilhado: acelerar descobertas científicas e ampliar o acesso a terapias inovadoras para pacientes que mais necessitam desses tratamentos transformadores.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP