Dois marcos importantes destacam o crescimento da rede D’Or em São Paulo: o Hospital viValle, localizado em São José dos Campos, conquistou novamente a certificação internacional da Joint Commission International (JCI), enquanto a rede inaugurou sua mais nova unidade, o Hospital São Luiz São Bernardo, ampliando a presença da bandeira São Luiz no estado.
A renovação do certificado consolida o hospital, entre os primeiros do país a serem avaliados de acordo com o novo manual da JCI – que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025 e refere-se à 8ª Edição dos Padrões de Acreditação Internacional para Hospitais.
A nova edição conta com três capítulos inovadores: o impacto global da saúde (GHI) – com foco na sustentabilidade ambiental; a tecnologia em saúde – que aborda tecnologias digitais em ambientes hospitalares; e os padrões de sustentabilidade ambiental – com práticas sustentáveis nas organizações de saúde.
“A conquista desta recertificação reflete o comprometimento de todo o time do viValle com a qualidade e a segurança do paciente, agora com um olhar ainda mais amplo, que inclui também o impacto das nossas ações na sociedade e no meio ambiente”, afirmou Guilherme Paro, diretor do hospital.
Certificado pela primeira vez em 2022, o hospital, referência em alta complexidade e tecnologia de ponta no Vale do Paraíba, mantém desde então seus processos alinhados às melhores práticas internacionais.
De acordo com Paro, ao longo da auditoria, foram avaliados mais de mil itens de qualidade e segurança, que englobam protocolos clínicos, gestão de risco, infraestrutura e capacitação das equipes.
“A JCI é referência mundial em acreditação hospitalar e cada recertificação é uma oportunidade de aprendizado e evolução. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, oferecendo um atendimento seguro, eficiente e humanizado”, complementou o diretor.
Vale ressaltar que, o Hospital viValle integra o grupo de 22 unidades da Rede D’Or no Brasil acreditadas pela JCI, de um total de 57 hospitais certificados pela metodologia no país.
E por falar em ampliação e desenvolvimento, no último dia 7 de novembro, a rede, inaugurou oficialmente a décima unidade da bandeira São Luiz no estado de São Paulo, o Hospital São Luiz São Bernardo.
A nova estrutura contou com investimentos de aproximadamente R$ 300 milhões do grupo e está de portas abertas, ao público, desde a última terça-feira. Com 52,1 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento faz parte do projeto de ampliação e modernização do tradicional Hospital Assunção, que agora se transforma em um novo hospital sob a bandeira São Luiz.
Segundo informações da diretoria, o novo complexo duplica sua capacidade para até 340 leitos na fase final (entre adultos e pediátricos, para internação, Terapia Intensiva, isolamento e emergência). A nova torre foi projetada desde o início para oferecer fluxos otimizados, conforto e tecnologia de ponta, integrando-se ao antigo prédio.
“O Hospital Assunção sempre foi muito importante para a região e agora trazemos um nome premium da Rede D’Or em São Paulo, a marca São Luiz. Com esse novo hospital temos tamanho, estrutura e qualidade para atender aos pacientes da região do ABC e Baixada Santista. Não temos dúvida de que o São Luiz São Bernardo tem potencial para crescer muito. Agradeço a todos que participaram das obras, a comunidade médica e todos que estão presentes”, destacou Jorge Moll, presidente do Conselho de Administração da Rede D’Or.
O novo complexo hospitalar conta com infraestrutura ampliada e novos serviços de alta complexidade, incluindo um Centro de Hemodinâmica e cirurgia robótica, com o sistema Da Vinci X, o mais avançado do mercado, além de um Centro de Oncologia no rooftop, integrado à Oncologia D’Or.
O hospital possui também um novo Centro de Diagnósticos (SADT) renovado, que dispõe de equipamentos de última geração, fluxo independente para pacientes eletivos (agendados) e espaço exclusivo para a saúde da mulher.