O Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental, unidade do Einstein dedicada ao cuidado integral da mente, acaba de conquistar a acreditação da Joint Commission International (JCI), considerada a principal agência de acreditação em saúde no mundo. Trata-se de um selo de excelência global, concedido após uma avaliação rigorosa, abrangendo desde os processos de cuidado direto ao paciente e pelo gerenciamento do serviço de saúde. A obtenção da acreditação significa que a organização adota uma cultura de melhoria contínua e está comprometida com as melhores práticas globais para qualidade, segurança e excelência no cuidado do paciente.
“Qualidade e segurança no cuidado do paciente são valores inegociáveis para o Einstein. Conquistar a certificação da Joint Commission, após um processo de avaliação extremamente rigoroso, é um reconhecimento do nosso modelo de excelência, que foi estendido ao nosso centro especializado em saúde mental, assegurando que a unidade cumpre os mesmos padrões de qualidade que aplicamos em todas as nossas áreas de cuidado”, afirma Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein Hospital Israelita.
Inaugurado em 2025 no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental oferece um modelo inovador de assistência integrada para o cuidado de saúde mental de crianças e adultos, com uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. “Nossa estrutura de atendimento e nossos protocolos assistenciais foram cuidadosamente desenhados para oferecer uma jornada acolhedora, segura e eficaz para os pacientes e seus familiares, em alinhamento com as melhores práticas internacionais”, explica o Dr. Luiz Zoldan, gerente médico da unidade, que é a primeira do Einstein especializada em saúde mental.
São oferecidas linhas de cuidado para os diferentes tipos de transtornos, incluindo ansiedade, fobias, depressão, bipolaridade, controle de impulsos, TOC, abuso de substâncias, transtornos de personalidade, alimentares, psicóticos e infantojuvenis. A unidade também está capacitada para realizar procedimentos ambulatoriais como a eletroconvulsoterapia, a estimulação magnética transcraniana e a aplicação de medicamentos endovenosos, como a cetamina.
O histórico do Einstein com a JCI começou em 1999, quando se tornou a primeira organização de saúde fora dos Estados Unidos a receber esta acreditação. Desde então, a organização passou por múltiplos ciclos de reacreditação, sustentando um resultado de excelência. Essa trajetória demonstra um compromisso de longo prazo e a consolidação de uma cultura organizacional onde a qualidade e a segurança são prioridades fundamentais.