Em um momento em que as autogestões buscam oferecer a melhor experiência de cuidado para seus beneficiários, a Fundação Assefaz — que conta com 94 mil beneficiários em todo o país e possui 44 anos de história — mostra como a telemedicina pode se tornar um pilar estratégico.
Desde 2022, a Assefaz incorporou o Pronto Atendimento Virtual, criando uma porta digital de cuidado imediato. O resultado é expressivo: mais de 30 mil atendimentos, R$ 4,4 milhões de economia acumulada e 94% de resolutividade na primeira consulta, com apenas 6% de encaminhamentos de casos mais complexos ao pronto atendimento físico.
Luciana Silveira, diretora de saúde da Fundação Assefaz, destaca essa transformação: “Temos o compromisso de oferecer o melhor em saúde para os nossos beneficiários. Em algumas regiões ainda há vazios assistenciais e falta de estrutura médica. A telemedicina surgiu para ampliar o acesso e garantir que nossos beneficiários recebam orientação rápida e atendimento de qualidade”.
O PA virtual segundo a gestão
Para Renata Simione, gerente nacional de programas de saúde e rede assistencial da Fundação Assefaz, o atendimento digital veio para revolucionar a experiência do cuidado: “Eu percebo o impacto do Pronto Atendimento Virtual da Assefaz como altamente positivo e transformador na jornada de cuidado dos beneficiários. Ele impacta principalmente em acessibilidade, agilidade e gestão dos nossos recursos assistenciais”.
“O Pronto Atendimento Virtual atua como importante porta de entrada para condições não emergenciais”, prossegue Renata, “aumentando a satisfação do beneficiário e promovendo o uso mais racional e sustentável de toda a rede de cuidado da Assefaz.”
Ainda segundo Renata, o serviço 24 horas eliminou deslocamentos e filas de espera, garantindo diagnóstico, prescrição e solicitação de exames em minutos.
Ela ainda explica que o modelo de cuidado adotado pela Fundação “é centrado no beneficiário, evidenciado no acolhimento humanizado e na busca por um cuidado baseado em valor”.
A integração entre Atenção Primária à Saúde (APS), teleatendimento e programas de promoção e prevenção reforça a abordagem completa do indivíduo e o compromisso da instituição com os princípios ESG.
Eficiência financeira e inovação
A estratégia digital da Assefaz está diretamente conectada à sua governança em OKR e aos indicadores de sustentabilidade.
“O PA Virtual trouxe impacto direto na sustentabilidade do plano. Ao reduzir atendimentos presenciais desnecessários, diminui custos e ajuda a manter o equilíbrio financeiro, garantindo reajustes menores para os beneficiários”, explica Luciana Silveira.
Com base nesses resultados, a Assefaz prepara-se para um novo marco: alcançar 100 mil vidas até 2026 e se tornar uma operadora de grande porte. Em entrevista com Gabriel Garcez, vice-presidente de saúde física da Conexa, o maior ecossistema de saúde digital do Brasil, Luciana afirma: “Queremos crescer de maneira sustentável, com bases sólidas e ferramentas como inteligência artificial e telemedicina integradas à nossa rede credenciada. A Conexa faz parte dessa base, ajudando-nos a levar valor ao beneficiário, e valor é a palavra-chave do nosso futuro”.
O futuro integrado do atendimento
Para Gabriel Garcez, o case de sucesso da Assefaz comprova o potencial da telemedicina nas autogestões: “O Pronto Atendimento Virtual permite que cada operadora ofereça acesso rápido e coordenado, com tecnologia a serviço do cuidado humanizado”.
Com indicadores robustos, a parceria Assefaz + Conexa mostra que inovação e acolhimento podem caminhar juntos, fortalecendo a autogestão como modelo de cuidado sustentável e próximo de quem mais importa: o beneficiário.