As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes e Trapiche da Barra – geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC)-, em Maceió, conquistaram a recertificação ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência. O reconhecimento avalia critérios como qualidade e segurança, gestão integrada dos processos e excelência na gestão.
Segundo a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Luzalaneide Souza, a preparação para a manutenção da ONA 3 foi intensa e mobilizou os profissionais de saúde, assistencial, administrativo e equipes de apoio e multidisciplinar.
A partir da renovação da certificação, as UPAs fazem parte dos nove serviços de pronto atendimento a alcançar o nível mais alto de acreditação da ONA em todo o Brasil, com validade até novembro de 2027.
Luzalaneide conta ainda que foi um preparo silencioso, consistente e muito profissional, feito com visão de futuro e ousadia. “Cada setor assumiu seu papel com maturidade, enxergando que qualidade não é um evento, é cultura. Portanto, acompanhamos indicadores, monitoramos os riscos com antecedência, reforçamos processos, revisamos fluxos, realizamos simulações e intensificamos os treinamentos”, destaca.
Selo de excelência
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes e Trapiche da Barra – geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC)-, em Maceió, conquistaram a recertificação ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência. O reconhecimento avalia critérios como qualidade e segurança, gestão integrada dos processos e excelência na gestão.
Segundo a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Luzalaneide Souza, a preparação para a manutenção da ONA 3 foi intensa e mobilizou os profissionais de saúde, assistencial, administrativo e equipes de apoio e multidisciplinar.
A partir da renovação da certificação, as UPAs fazem parte dos nove serviços de pronto atendimento a alcançar o nível mais alto de acreditação da ONA em todo o Brasil, com validade até novembro de 2027.
Luzalaneide conta ainda que foi um preparo silencioso, consistente e muito profissional, feito com visão de futuro e ousadia. “Cada setor assumiu seu papel com maturidade, enxergando que qualidade não é um evento, é cultura. Portanto, acompanhamos indicadores, monitoramos os riscos com antecedência, reforçamos processos, revisamos fluxos, realizamos simulações e intensificamos os treinamentos”, destaca.
Selo de excelência
Para obter a acreditação é feita uma avaliação detalhada por duas instituições: a Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e outra habilitada pela ONA. Durante o processo, os avaliadores buscam evidências de conformidade com os padrões do Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde em diversas áreas. Trata-se de um processo voluntário e educativo, diferente de uma fiscalização.