Nesta semana, o time da Informa Markets esteve em Brasília, na sede do Ministério da Saúde, para discutir estratégias, agendas e iniciativas conjuntas para a próxima edição da Hospitalar, que ocorrerá de 19 a 22 de maio. A equipe responsável pelo maior evento de saúde da América Latina estreitou diálogos e trocas essenciais para o futuro do setor no Brasil e no continente.
O encontro destacou a ampliação da presença institucional do Ministério da Saúde na Hospitalar 2026. A cada ano, o evento se fortalece como ponto de encontro e de conexões entre governo, lideranças hospitalares, indústria, prestadores de serviços e players internacionais.
Há mais de 30 anos, a Hospitalar é um espaço decisivo para o desenvolvimento de políticas públicas, inovação e avanços no sistema de saúde.
Na última segunda-feira, Juliana Vicente, diretora do portfólio de Saúde, e Luciana Perdomo, gerente de Marketing, se reuniram com Alexandre Padilha, ministro da Saúde, representantes das secretarias executivas e Nilton Pereira Júnior, diretor de programa do gabinete da secretaria executiva.
O Ministério da Saúde reafirmou seu compromisso em ampliar sua participação na edição de 2026, para consolidar ainda mais a presença institucional , ao longo dos quatro dias de evento, e colaborar com a construção de caminhos que promovam avanços na saúde brasileira.
O encontro também teve a participação da coordenação de eventos do Ministério da Saúde e buscou avançar na definição de uma agenda institucional mais robusta, com conteúdos estratégicos, painéis de excelência e ações que fortaleçam o diálogo entre o setor público, gestores e toda a cadeia produtiva.
Para Juliana, a parceria com o Ministério da Saúde é fundamental para que o evento siga cumprindo seu papel estratégico no setor.
“A Hospitalar tem como essência conectar toda a cadeia da saúde, do poder público à iniciativa privada, da indústria às lideranças hospitalares, da inovação à assistência. Reunir, em quatro dias, mais de mil expositores, dezenas de países e mais de 80 mil visitantes é um esforço coletivo que só faz sentido quando está alinhado às políticas públicas e ao futuro da saúde. O Ministério da Saúde tem um papel crucial nesse processo, especialmente em um país com mais de 200 milhões de habitantes, e essa construção conjunta fortalece a evolução e o desenvolvimento de todo o segmento”, afirmou.
A equipe Informa Markets também esteve na sede da Anvisa, com a Terceira Diretoria da Agência (DIRE3), para a integração de conteúdo técnico e institucional da agência reguladora na próxima edição da Hospitalar 2026. A visita focou no fortalecimento do diálogo regulatório com o setor da saúde, na orientação aos expositores e na construção de ações alinhadas às normas sanitárias vigentes.
O encontro reafirmou o compromisso coletivo com a transparência, a segurança regulatória e a promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a qualificação do setor de saúde no Brasil.
No dia seguinte, a reunião foi com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde, na FIESP, que reuniu lideranças do setor hospitalar. Juliana rearfirmou a parceria com o deputado Pedro Westphalen e com as entidades do setor, além de apresentar as novidades da Hospitalar 2026.
Com o objetivo de ampliar a presença e a cooperação internacional de lideranças, empresas e prestadores de serviços no evento, a equipe da Hospitalar visitou a Embaixada da República Argentina. Durante o encontro com Joaquin Coniglio, secretário de Promoção Comercial, e com Patricio Viollini, conselheiro da Embaixada da Argentina no Brasil, foi reafirmado o compromisso de conectar pessoas, soluções e instituições para impulsionar a transformação do segmento.
A atuação institucional do Ministério da Saúde traz novos contornos e maior relevância à proxima edição. O diálogo estabelecido confirma o acolhimento e compromisso institucional da Anvisa, representantes do Poder Legislativo e do mercado exterior com a Hospitalar. Podem esperar uma programação sólida e prática para estimular discussões e desenvolvimento de soluções entre os diferentes atores do ecossistema de saúde.
A Hospitalar oferece oportunidades únicas para negócios, networking e troca de conhecimentos durante quatro dias consecutivos. Em 2025, foram gerados mais de 3 bilhões de negócios e 65% do público com cargo de liderança, entre os oito setores do evento: consumíveis e ortopedia, diagnóstico e laboratórios, equipamentos, facilities, pavilhão internacional, reabilitação, resgate e remoção e tecnologia.
Na visita da equipe do evento a Brasília, foi ressaltada a importância da Hospitalar como plataforma de conexão não apenas para a América Latina, mas também para lideranças globais. São mais de 1200 expositores reunidos, de dezenas de países, mais de 85 mil visitantes e milhares de soluções, produtos, serviços e lançamentos.
Paralelamente à área de exposição da Hospitalar, há uma programação com mais de 400 horas de conteúdo e tendências que impulsionam a inovação e o desenvolvimento do sistema de saúde.
Em 2026, novas oportunidades de compartilhar conhecimento, trocar experiências, fazer networking e, sobretudo, integrar os elos do ecossistema de saúde.