Dasa lidera a medicina diagnóstica no Brasil com capilaridade, inovação e pioneirismo em ciência e pesquisa
17/12/2025
Oferecer cuidado personalizado para todos os brasileiros, com excelência, inovação e atendimento humanizado é o propósito da Dasa. A companhia se consolidou na liderança do setor de medicina diagnóstica no país graças à sua imensa capilaridade nacional, à eficiência operacional, ao cuidado humanizado e à capacidade de inovação. Hoje, a empresa atende mais de 20 milhões de pessoas por ano e se relaciona com mais da metade dos médicos do Brasil por meio de suas marcas.

“Nossa liderança não é apenas quantitativa, apesar de estarmos presentes em todos os estados brasileiros, com laboratórios próprios ou parceiros. Somos referência em inovações escaláveis e impactantes que beneficiam a saúde da população. Utilizamos tecnologia de ponta para transformar nossa capilaridade em inteligência, oferecendo serviços eficazes e atendimento humanizado, aperfeiçoando a experiência do paciente. Um grande indicativo desse esforço é a trajetória consistentemente positiva do índice de satisfação dos pacientes”, afirma o CEO da Dasa, Rafael Lucchesi.

IA na prática clínica: mais precisão, velocidade e acesso

Uma das principais companhias de saúde do mundo, a Dasa foi pioneira no uso de inteligência artificial na saúde nacional, em um ciclo de inovação constante, priorizando diagnósticos mais precisos, eficiência operacional e melhor experiência nas unidades. Entre as inovações, estão o aumento da produtividade em ressonância magnética, agendamento inteligente em exames, controle de qualidade de ultrassonografias e o preparo personalizado, uma funcionalidade que utiliza IA para aprimorar e otimizar a jornada do usuário antes da realização de exames. Com ela, o paciente recebe um guia de preparo único e customizado, integrando todas as orientações necessárias para o conjunto de exames agendados. A expectativa é uma redução em até 50% dos contatos na central de atendimento por dúvidas relacionadas a orientações de preparo e uma diminuição de cerca de 30% no número de ausências presenciais decorrentes de preparos incorretos.
 

Outra inovação que utiliza IA é a validação de Intervalos de Referência (IR) de exames diagnósticos em análises clínicas específicas para os brasileiros, superando as limitações de parâmetros internacionais que, muitas vezes, não representam adequadamente o perfil nacional.

Em paralelo, a companhia mantém o Biodesign Lab na PUC- Rio, laboratório de desenvolvimento de tecnologias de realidade virtual e impressão 3D, ampliando recursos para planejamento cirúrgico e suporte à prática médica.

Portfólio com exames de ponta para os brasileiros

A reputação e excelência médica e científica da Dasa são reconhecidas globalmente. A companhia estruturou um ciclo consistente de pesquisa e desenvolvimento no setor, consolidando seu papel como catalisadora da inovação na saúde brasileira. “Foram mais de 800 produtos lançados em cinco anos, refletindo uma estratégia contínua de antecipação de tendências, incorporação de tecnologias de ponta e aceleração da ciência aplicada à prática clínica”, destaca Leonardo Vedolin, vice-presidente médico da companhia.
 

Entre os exames, estão os pioneiros CGP, solução para o diagnóstico de alterações moleculares fundamentais para orientação terapêutica em tumores sólidos, a Biópsia Líquida para oncologia, que detecta as alterações genéticas do câncer, e o EndoPredict, que prevê o risco de recorrência (metástase) do câncer de mama em pacientes com tumores em estágio inicial.
 

Outra frente importante está relacionada aos avanços do sequenciamento completo do DNA, que estão redefinindo o diagnóstico e a compreensão de doenças complexas. O exame de genoma completo permite reconhecer variantes raras e orientar decisões clínicas com mais precisão. Ele identifica, principalmente, sete grupos de doenças: cânceres hereditários, doenças cardíacas genéticas, epilepsias e distúrbios neuromusculares, doenças metabólicas, doenças autoimunes e síndromes raras.

O ciclo de inovação nos últimos cinco anos também incluiu projetos de pesquisa, parcerias internacionais e a publicação de artigos científicos em periódicos de alto impacto na área de doenças infecciosas. Entre os projetos de parceria, está a participação na Coalizão de Defesa a Pandemias, realizada pela Abbott (APDC) para mapear e identificar precocemente novas pandemias globais, na qual a Dasa é a única empresa brasileira de saúde no segmento de medicina diagnóstica.

NTO de Genômica é o maior da América Latina

A Dasa possui 28 Núcleos Técnicos Operacionais (NTOs) em diversos pontos do país. “Essa ampla capilaridade e abrangência contribuem para que nossos exames sejam processados com mais segurança, rapidez e próxima aos nossos clientes”, salienta Leonardo Vedolin. Para 2026, novos centros de processamento serão inaugurados e modernizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Além disso, há um NTO específico para genômica, o maior da América Latina, com capacidade de processar até 42 mil exames por mês, voltados ao diagnóstico de doenças raras, neurologia, medicina fetal, cardiovascular, onco-hematologia, farmacogenética e reprodução humana.
 

A unidade, localizada em São Paulo, usa tecnologias de última geração para transformar amostras de DNA em informações clínicas que apoiam médicos e pacientes em decisões de saúde.

No mesmo prédio do NTO de genômica está instalada a Genera, laboratório especializado em medicina pessoal. Ela oferece teste com painéis de ancestralidade, predisposição genética e bem-estar diretamente ao consumidor final, oferecendo ferramentas de autoconhecimento e prevenção.

Internalização de exames de alta complexidade

A Dasa deu um passo importante em 2025 com a internalização de exames de alta complexidade, genéticos e de análises clínicas, ampliando a eficiência e reforçando parâmetros de excelência. Com o movimento, a companhia reduziu o tempo de resposta dos exames, alcançando reduções expressivas no prazo de entrega, reduzindo o do genoma em mais de 30 dias e o da Biópsia Líquida em 50%.

O mesmo movimento está sendo aplicado a outros exames das áreas de análises clínicas e genômica, como o CGP e o HRD.

Toda a estrutura de capacidade de processamento de exames e tecnologia aplicada, além da equipe médica de referência nacional e internacional, também é compartilhada com milhares de laboratórios espalhados pelo país, democratizando o acesso ao padrão de qualidade e excelência da Dasa.  

CPClin: pesquisa clínica que integra inovação e inteligência de dados

Referência no Brasil em pesquisa clínica, o Centro de Pesquisas Clínicas da Dasa (CPClin) ampliou sua atuação estratégica em 2025 ao integrar inovação e inteligência de dados. Com mais de 300 estudos realizados, 5 mil pacientes recrutados e estrutura exclusiva de 700 m² em São Paulo, o centro foi uma das instituições brasileiras que se destacaram por integrar o estudo internacional multicêntrico do princípio ativo do tirzepatida — substância conhecida como Mounjaro.

Em 2025, o Centro foi pioneiro ao implementar uma solução de inteligência artificial para o recrutamento e engajamento de pacientes, rompendo com um setor marcado por processos manuais. Para isso, utiliza o robusto banco de dados da Dasa para localizar pacientes que se encaixem nos rigorosos critérios dos estudos clínicos. Além disso, usa um chatbot baseado em IA generativa que interage com os pacientes de forma natural e personalizada, permitindo o envio de áudios e fotos, além de elucidar dúvidas de maneira acessível.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP