A busca incessante do ser humano por inovação e tecnologia impulsiona a criação de soluções cada vez mais avançadas, capazes de transformar a medicina e salvar vidas. Nesse contexto, a cirurgia robótica emerge como um marco revolucionário que permite procedimentos de alta precisão e mínima invasão, amplia as possibilidades de tratamento e promove muitos benefícios. Este avanço reflete um compromisso com a excelência e com melhorias significativas para o desenvolvimento técnico de intervenções cirúrgicas em diversas especialidades.
Essa técnica, antes restrita a grandes centros urbanos, será realidade no oeste de Santa Catarina. Isso porque o Hospital Unimed Chapecó está em processo de implementação do Programa de Cirurgia Robótica, que representa um dos maiores avanços da medicina moderna ao permitir procedimentos mais precisos, menos invasivos e com recuperação mais rápida.
Segundo o médico urologista e coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Unimed Chapecó, Paulo Caldas, técnica está em plena expansão no Brasil, especialmente na região sul. “Para termos uma ideia, até 2019 tínhamos apenas três plataformas robóticas no sul do Brasil. Hoje são quase trinta”, ressalta. Com o propósito de manter a excelência nos serviços prestados, o Hospital Unimed Chapecó identificou a necessidade de implementar o programa. De acordo com Paulo, o estudo de viabilidade iniciou há dois anos. “A primeira ação ocorreu em outubro de 2024, com a realização de um evento voltado à cirurgia robótica para médicos, que teve grande adesão”, relembra.
A partir disso, no final do mesmo ano, começou a elaboração do projeto estrutural. Em abril de 2025, foi assinado o contrato para a aquisição da plataforma robótica e as obras da sala cirúrgica iniciaram em maio. A previsão é de que o lançamento ocorra no dia 22 de janeiro de 2026. “Nossa visão é muito otimista sobre o cenário da cirurgia robótica. Chapecó é o polo de saúde de uma grande região e a tecnologia implantada pelo Hospital Unimed Chapecó será a única disponível, o que representa um verdadeiro marco institucional para a medicina regional”, antecipa o presidente da cooperativa médica, Geraldo Antunes Córdova.
De acordo com o presidente, a oferta desse novo serviço está totalmente alinhada ao planejamento estratégico e à visão de futuro da cooperativa médica, que almeja continuar como referência em medicina e gestão ética. “Nossa visão é muito otimista sobre o cenário da cirurgia robótica. Chapecó é o polo de saúde de uma grande região e a tecnologia implantada pelo Hospital Unimed Chapecó será a única disponível, o que representa um verdadeiro marco institucional para a medicina regional”, disse o presidente da Unimed Chapecó, Geraldo Antunes Córdova.
Conforme o diretor médico da cooperativa, Rodrigo Armani Lino de Souza, com esse avanço, o Hospital Unimed Chapecó integra um seleto grupo de instituições de saúde brasileiras que oferecem essa tecnologia avançada. “Mais uma demonstração do nosso compromisso com a inovação e a excelência em saúde”, realça. Segundo Rodrigo, o Programa de Cirurgia Robótica coloca Chapecó em evidência no cenário da medicina nacional, gera novas oportunidades para profissionais altamente qualificados e amplia o acesso da população a tratamentos. “Essa iniciativa pioneira reforça o nosso protagonismo regional em promover e cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas”, comenta.
Benefícios
A cirurgia robótica possibilita benefícios tanto para os médicos quanto para os pacientes. Conforme Paulo, a plataforma robótica permite aos cirurgiões uma visão ampliada e tridimensional dos órgãos e tecidos. “Isso melhora a precisão cirúrgica. Com as pinças articuladas atingimos maior profundidade com exatidão e segurança, o que não é possível fazer em outras técnicas.
A tecnologia ainda filtra o tremor e facilita a execução. Também permite realizar reconstruções cirúrgicas complexas, que não são possíveis por outros métodos minimamente invasivos. Além disso, o cirurgião tem uma ergonomia melhor, o que diminui a exaustão em cirurgias longas ou múltiplos procedimentos”, elenca. Para o paciente, as vantagens são: menos dor pós-operatória, menos sangramento, redução no risco de hérnia e infecção, além de internação hospitalar breve e retorno mais rápido às atividades. “Essa técnica inovadora possibilita a realização de cirurgias complexas com menor trauma cirúrgico e mais segurança. Exemplos disso são as cirurgias de câncer de próstata e rim que apresentam diminuição no risco de sequelas pós-operatórias”, afirma.
Especialidades
De acordo com Paulo, a cirurgia robótica pode ser utilizada por diversas especialidades, como cirurgia geral, ginecologia, urologia, oncologia, pediatria, coloproctologia, cabeça e pescoço, torácica e plástica. “A urologia costuma ser a especialidade que mais realiza procedimentos robóticos, principalmente, para câncer de próstata e rim. Mas existe uma gama muito ampla de procedimentos possíveis, que podem estar localizados desde o pescoço até a pelve”, enfatiza.
O médico ginecologista e cooperado da Unimed Chapecó, Juliano Esbissigo, aponta que, na cirurgia ginecológica, o método é especialmente indicado em procedimentos complexos, como endometriose profunda, miomectomias de grandes miomas ou múltiplos, histerectomias de maior complexidade, adenomiose e cirurgias oncológicas. “A maioria das pacientes recebe alta em até 24 horas e conseguem retomar suas atividades de sete a 14 dias. É um ganho enorme em relação às cirurgias abertas, que demandam semanas de recuperação”, sublinha o médico ginecologista.
O cirurgião torácico e médico cooperado da Unimed Chapecó, Rovani Camargo, explica que o uso do robô promove uma via de acesso mais adaptada à parede torácica e precisão dos movimentos dentro da cavidade, repercutindo em menor índice de complicações. Ele complementa que, para a especialidade, a técnica propiciará cirurgias poupadoras de tecido pulmonar, assim como ressecção de lesões complexas. “A cirurgia torácica convive com estruturas delicadas e demanda precisão nas dissecções e movimentos. Portanto, visão aprimorada e refinamento dos movimentos, proporcionados pela robótica, se traduzem em precisão, melhores resultados e benefícios aos pacientes”, completa.