Reajuste médio de plano de saúde empresarial em 2025 foi de 15,57%
16/01/2026

O reajuste médio dos planos de saúde empresariais no ano passado, considerando o ciclo de 12 meses até agosto de 2025, foi de 15,57%. O percentual representa uma queda de 2,3 pontos percentuais sobre o período anterior. 
 

Os dados são da 8ª edição do Observatório Anahp, associação de hospitais privados, que foi elaborada em conjunto com a consultoria Arquitetos da Saúde. O material foi apresentado nesta manhã. 
 

A taxa de sinistralidade, em 2025, ficou em 81,9% — menor patamar desde 2020, ano da pandemia quando o percentual ficou em 77,7%. A taxa de sinistralidade serve de referência para a majoração a ser aplicada no ano imediatamente seguinte, o que pode representar um reajuste inferior em 2026. 

 

Após fortes reajustes em 2022 e 2023, os planos de saúde vêm reduzindo a majoração com queda na taxa de sinistralidade que veio em parte por oferta de convênios médicos com menor cobertura. “Não tem como fazer mais ‘downgrade’, já reduziram muito, tiraram reembolso, dependentes”, disse Luiz Feitoza, sócio da Arquitetos da Saúde. “A percepção do usuário sobre os planos de saúde é negativa apesar das melhoras nos indicadores econômico-financeiro das operadoras”, complementou. 
 

Sobre o volume de crescimento de usuários para 2026, a expectativa da consultoria é de manutenção de crescimento, mas em ritmo menor do que o registrado em 2025. Porém, esse desempenho depende do cenário macroeconômico, uma vez que a demanda por plano de saúde está diretamente ligada à emprego e renda. 

Atualmente, o setor, tem 52,2 milhões de usuários de planos de saúde, o que representa um incremento de 1 milhão de novos beneficiários no acumulado dos últimos 12 meses. “O ano passado começou fraco, mas surpreendeu depois, fechando com crescimento”, disse Feitoza. 
 

“Temos um ano de eleição que pode pressionar o setor. Em 2022, ano de eleição, houve aprovação do piso de enfermagem, rol exemplificativo, cobertura maior para autismo. Enfim, maior pressão às operadoras. Agora, temos ainda um presidente da ANS com um perfil histórico mais voltado ao consumidor”, disse Adriano Londres, sócio da Arquitetos da Saúde. 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP