A Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva (SBE) anunciou o início da nova gestão sob a presidência de Sérgio Podgaec, médico com sólida trajetória acadêmica e clínica, reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na área da ginecologia, especialmente no estudo e tratamento da endometriose.
“Assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Endometriose e Cirurgia Minimamente Invasiva é uma honra e uma responsabilidade que recebo com profundo compromisso científico, institucional e social. A endometriose é uma condição complexa, de grande impacto na saúde da mulher, que exige abordagem baseada em evidências, atualização contínua e atuação integrada”, destaca Podgaec.
O novo presidente estabelece como pilares de sua gestão a educação médica continuada, com foco especial em ginecologistas gerais, médicos de família e clínicos que atuam na linha de frente do atendimento. Para ele, ampliar o acesso à capacitação em diagnóstico por imagem e protocolos de manejo da endometriose é essencial para reduzir o tempo até o diagnóstico e, consequentemente, melhorar os desfechos clínicos.
Outro destaque será o fortalecimento da abordagem multidisciplinar no cuidado à paciente com endometriose, integrando especialidades como radiologia, nutrição, fisioterapia e psicologia, além da manutenção de um diálogo constante e respeitoso com as associações de pacientes, reconhecendo sua importância na conscientização e apoio emocional às mulheres afetadas pela doença.