Código de Conduta Empresarial | Compliance para Hospitais Privados
09/03/2016

Clique aqui para baixar o arquivo.


Tem como fundamento Promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços médico-hospitalares e contribuir para a sustentabilidade do setor da saúde são alguns dos princípios norteadores da Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados. O Código de Conduta Empresarial para os Hospitais Privados nasceu desse desejo da entidade, de cooperar na busca por um ambiente mais saudável para o mercado de saúde suplementar brasileiro.

O setor empresarial tem adotado, com cada vez mais frequência, regras de conduta para orientar as suas atividades, buscando evitar desvios de conduta no mercado corporativo, que juntamente com os princípios de Governança Corporativa são hoje elementos altamente orientadores para a depuração do mercado de práticas não adequadas.

No Brasil, a edição da Lei nº. 12.846 de 2013, mais conhecida como “Lei Anticorrupção”, apresentase também como uma aliada importante para estimular as empresas brasileiras na adoção de códigos de conduta. Além disso, uma empresa com estrutura de conduta empresarial bem definida (Compliance) tem vantagem competitiva perante o mercado, além de se apresentar de maneira positiva para os diversos atores que participam do mercado privado de saúde.

De posse desse diagnóstico e com os movimentos observados no cenário global por mais ética e transparência nas relações, a Anahp identificou a necessidade de contribuir com o setor a partir das experiências de suas instituições membros, do benchmarking internacional e do debate construtivo sobre Conduta Empresarial (Compliance), tema abordado nos eventos técnicos da Associação.

O setor de saúde, pela sua complexidade e pela natureza das relações entre os atores envolvidos, muitas vezes se vê intrincado em práticas prejudiciais aos seus objetivos finais. Associação Nacional de Hospitais Privados.

Como uma das metas estratégicas traçadas pela Anahp - de influir positivamente no mercado e de forma colaborativa - a elaboração desse Manual contou com a dedicação de gestores experientes e cientes da necessidade de mudanças nas relações do setor, conforme citados no “Grupo de Estudos Código de Conduta (Compliance) para Hospitais”, a quem agradecemos a generosa contribuição.

Em 2014, os seminários promovidos em Recife e Curitiba também foram fundamentais para a orientação deste documento. As experiências compartilhadas durante os eventos colaboraram significativamente para a construção deste Código de Conduta Empresarial | Compliance para Hospitais Privados. Não podemos deixar de agradecer ainda a colaboração das empresas - 3M, Johnson & Johnson e Covidien - que contribuíram com as suas experiências em Compliance durante o processo de construção do Manual.

A Anahp espera com essa iniciativa estimular as instituições hospitalares de modo geral na elaboração de seus Códigos de Conduta Ética Empresarial, atendendo assim a necessidade do mercado por relações mais saudáveis.

Neste Manual, é possível acompanhar uma série de tópicos considerados fundamentais para a construção de um documento abrangente e que proporcione para as instituições hospitalares reconhecimento e credibilidade por estimular práticas transparentes no mercado.

Em consonância com os objetivos da Associação e de seus hospitais membros, esta publicação representa mais um passo importante para o aprimoramento das relações do setor de saúde brasileiro.
Fonte: Ana HP




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP