O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou que hospitais filantrópicos privados façam compras de medicamentos, materiais e contratem serviços de forma conjunta.
A iniciativa vale para os estabelecimentos ligados à Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados (Ahfip), que entrou com a solicitação. Os atuais associados são os hospitais AC Camargo, AACD, Alemão Oswaldo Cruz, BP-Beneficência Portuguesa, HCor, Moinhos de Vento, Nipo-Brasileiro, Sabará, Santa Catarina, Santa Izabel, São Camilo e Sírio-Libanês. Há negociações em andamento para inclusão de outras instituições de saúde.
“O acordo deve trazer uma redução entre 10% e 25% nas despesas. É o que percebemos nas primeiras negociações”, disse Wilson Pedreira, CEO da Ahfip. “Contamos com a ajuda do [escritório] Mattos Filho para desenhar o estatuto, as regras, todas as questões legais para garantir uma independência, mas aproveitar o máximo as possibilidades de sinergia”, complementou o CEO da entidade criada em 2024.
Segundo Pedreira, os hospitais filantrópicos privados têm uma agenda específica com o SUS e destinação dos ganhos, o que motivou a criação de uma entidade separada.
A Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados também desenvolveu um panorama com indicadores de qualidade médicas dos estabelecimentos associados. “A ideia é que os brasileiros possam consultar os indicadores assistenciais dos hospitais, possam entender as especialidades de cada. Além disso, os critérios de comparação são os mesmos”, disse.
Nesta primeira etapa, foram analisados sete indicadores como taxas de permanência em UTI e em internação padrão, incidência de infecção, índice de mortalidade em UTI, entre outros. Os dados reúnem uma média de todos os hospitais, mas no futuro haverá divulgações individuais.
A cada semestre, os dados serão atualizados. O trabalho foi realizado em conjunto com o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), uma organização que faz avaliações de qualidade e segurança.
A fórmula de cada indicador foi construída com base em evidências científicas e padrões internacionais. Foram calculados os valores máximos e mínimos de cada hospital, assim como médias, medianas, desvios padrões e variantes.